domingo, 28 de novembro de 2010

Oração da Cura

Seu nome significa "Deus te cura". Este Arcanjo tem como sua principal característica ajudar na cura dos doentes e, por isso, é o guardião da saúde. Ele age principalmente nas instituições sociais, nos hospitais e até mesmo em casas que estejam precisando de sua ajuda.

Além de influenciar na saúde física dos seres humanos, este arcanjo também age sobre a saúde do espírito, ou seja, está sempre procurando confortar as pessoas nas horas de desespero e acalmar os sofrimentos interiores. Além disso, também é o responsável e guardião dos talentos criativos.

Na Bíblia Sagrada, o Arcanjo Rafael é citado no Livro de Tobias, que faz parte do Antigo Testamento. Foi o Arcanjo enviado por Deus para curar a cegueira de Tobias e acompanhá-lo numa longa e perigosa viagem para conseguir uma esposa. Rafael, junto a Miguel e Gabriel simbolizam a fidelidade, o poder e a glória dos anjos.



.....................................................................................

Oração

Guardião da saúde e da cura
peço que vossos raios curativos desçam sobre mim,
dando-me saúde e cura.
Guardai meus corpos físico e mental,
livrando-me de todas as doenças.
Expandi Vossa beleza curativa em meu lar,
meus filhos e familiares, no trabalho que executo,
para as pessoas com quem convivo diariamente.

Afastai a discórdia e ajuda-me a superar conflitos.
Arcanjo Rafael, transformai a minha alma e o meu ser,
para que eu possa sempre refletir a vossa Luz.

Que assim seja.

Arcanjo Rafael

O Arcanjo da Cura e da Dedicação

Esse maravilhoso Ser que conheceis por Arcanjo Rafael dedicou uma parte de Sua vida ao serviço de curas, nos gloriosos Templos de Luz dos planos mais elevados da Perfeição Divina, onde Ele vive. Seus raios salutares não somente são dirigidos às criaturas do mundo visível, como também a qualquer vida necessitada dos planos psíquicos que envolvem a Terra. O Arcanjo Rafael extrai a sagrada essência de nossos Deuses-Pais Hélios e Vesta, Criadores do nosso planeta. A palavra “Heilen”(curas, em alemão) é derivada do nome de Hélios(Sol). Pelos atos de adoração e dedicação à Fonte Divina, feitos com ritmo, os Seres Angélicos recebem as energias que desejam irradiar sobre outros segmentos da vida, a fim de restabelecer sua perfeição. E o processo é o mesmo que se emprega ao ligar a bateria do carro a um acumulador, para que seja carregada com a energia que irá locomover o veículo.

O Arcanjo Rafael é o dirigente das escolas de treinamento de suas legiões angélicas, onde são preparadas para servir, e aprendem como atrair de Deus as energias de cura sustentando-as em si, até que possam ser enviadas àqueles que as suplicaram. Quando tiverem aprendido o processo, são enviadas à Terra a fim de socorrer os indivíduos necessitados ou em situações aflitivas.

O Plano Divino para a Terra e seus reinos é o seguinte: os três reinos, o angélico, o dos filhos de Deus e o elemental, deverão servir juntos e em harmonia, restabelecendo a perfeição do Reino de Deus. Jesus disse: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade como no Céu, assim na Terra”. (Mateus, Cap.VI, vers. 10)

O Arcanjo Rafael e Seus anjos também protegem as emanações de vida que desejam servir a Deus e aos homens, neste mundo físico das aparências. Eles lançam Raios de Luz e insuflam sentimentos de fé, amor, constância, sabedoria e tudo mais que for necessário, naqueles que se consagram a uma missão nobre na vida, para que permaneçam fiéis, sem desfalecimento, no cumprimento de sua obra.
O ARCANJO RAFAEL DIZ:

Posso apresentar-me? Sou chamado de Arcanjo da Dedicação e Abnegação. Meu trabalho no Universo põe-me na vanguarda das gloriosas Legiões de Seres Celestes, que projetam as energias de Deus Imortal nas emanações de vida dedicadas a trabalhos humanitários em favor dos semelhantes, nos quais despendem suas forças.
A Chama e o Raio de minhas atividades são os mesmos de nosso Bem-Amado Hilarion e têm uma delicada cor verde. Todos os médicos, enfermeiros, sacerdotes, irmãs de caridade, missionários, pastores protestantes, irmandades religiosas, rabinos, discípulos e iniciados que, espontaneamente, se dispõem a servir o próximo estão, particularmente, sob minha Proteção e meu Raio.

Minhas irradiações operam por meio do raio verde e da Dedicação e Abnegação de cada emanação de vida, dos anjos, devas, mestres e de todo grupo de pessoas que trabalham e se dedicam à adoração. Avaliai, por um momento, vossa dedicação individual, a da vossa irradiação de vida a Deus. Visualizai a descida da luz do coração do Universo em cada um de vossos corpos internos. E rogai, agora, humildemente, que:

- Vosso ESPÍRITO e vosso CORPO possam captar a inspiração divina;
- Vossos SENTIMENTOS ajudem a irradiar somente a bondade e coisas edificantes;
- Vosso CORPO ETÉRICO seja um molde perfeito;
- Vosso INVÓLUCRO de carne seja sadio e vigoroso;
- Vossos OLHOS, pela presença de DEUS em vosso ser, somente vejam a perfeição nos semelhantes e que os aceitem em todos os momentos;
- Vossos OUVIDOS somente percebam a harmonia da Luz interior, a voz do Mestre e o pedido de auxílio de vossos semelhantes;
- Vossos LÁBIOS somente pronunciem palavras celestiais de fé, esperança, confiança e consolo para os semelhantes;
- Vossas MÃOS sejam usadas para curar e ajudar;
- Vossos PÉS percorram o caminho apontado por Deus, que tudo envolve;
- Vosso CORAÇÃO seja uma taça do Fogo Sagrado e que todo vosso SER se consagre abnegadamente ao Serviço de Deus.
ESTE É O MEU SERVIÇO À VIDA!

Madre Teresa de Calcutá - Quem Foi?

Beata de Calcutá
Nascimento 26 de Agosto de 1910 em Skopje, Macedônia
Falecimento 5 de setembro de 1997 (87 anos) em Calcutá, Índia
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 19 de outubro de 2003, Roma por: Papa João Paulo II
Principal templo Templo das Missionárias da Caridade
Festa litúrgica 5 de setembro
Padroeira Pobres e Incapacitados
Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor
Madre Teresa de Calcutá
Portal dos Santos

Madre Teresa de Calcutá, também chamada Beata Teresa de Calcutá, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu (Skopje, 26 de Agosto de 1910 — Calcutá, 5 de Setembro de 1997), foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas".

1 Biografia
1.1 Servindo ao mundo
2 A "noite escura" de Madre Teresa
3 Deus Caritas Est
4 Beatificação e canonização
5 Títulos e homenagens
6 Cinema e literatura
7 Referências
8 Ligações externas

1.Biografia

Local de nascimento da Madre Teresa em Skopje, Macedônia.
Casa memorial de Madre Teresa em Macedônia.
Madre Teresa ao lado do médico Dr. Theodor Binder em Wilmington, NC, 1975.
Presidente da Itália Sandro Pertini recebendo a Madre Teresa, em 1978.
Madre Teresa durante sua visita a Cúcuta, Colômbia em 1981.
Estátua da Madre Teresa em Skopje, Macedônia.Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em 26 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia, filha de pais albaneses, numa família de três filhos, sendo duas moças e um rapaz. Embora ela tenha nascido a 26 de agosto, ela considerava o 27 de Agosto, o dia em que foi baptizada, como o seu " verdadeiro aniversário". Frequentou uma escola não católica.

Aos 13 anos, ouviu um jesuíta que era missionário na Índia dizer: “Cada qual em sua vida deve seguir seu próprio caminho”. Tais palavras a impressionaram e se determinou a dar um sentido à sua vida, a entregar-se a serviço dos outros: fazer-se missionária. E já nesta idade procurou o referido jesuíta para saber como fazer isso, ao que o prudente homem respondeu que aguardasse a confirmação do tempo e da “voz de Deus”.

Seis anos mais tarde, cada vez mais convicta de sua vocação, solicitou a admissão na Congregação das Irmãs do Loreto que trabalhava em Bengala, mas teve primeiro de aprender a língua inglesa em Dublim. De Dublim foi enviada para a Índia em 1931 a fim de iniciar seu noviciado em Darjeeling no colégio das Irmãs de Calcutá.

No dia 24 de maio de 1931, fez a profissão religiosa, e emitiu os votos temporários de pobreza, castidade e obediência tomando o nome de "Teresa". A origem da escolha deste nome residiu no fato de ser em honra à monja francesa Teresa de Lisieux, padroeira das missionárias, canonizada em 1927 e conhecida como Santa Teresinha.

De Darjeeling passou para Calcutá, onde exerceu, durante os anos 30 e 40, a docência em Geografia no colégio bengalês de Sta Mary, também pertencente à congregação de Nossa Senhora do Loreto. Impressionada com os problemas sociais da Índia, que se refletiam nas condições de vida das crianças, mulheres e velhos que viviam na rua e em absoluta miséria, fez a profissão perpétua a 24 de maio de 1937.

Com a partida do colégio, tirou um curso rápido de enfermagem, que veio a tornar-se um pilar fundamental da sua tarefa no mundo.

Em 1946, decidiu reformular a sua trajetória de vida. Dois anos depois, e após muita insistência, o Papa Pio XII permitiu que abandonasse as suas funções enquanto monja, para iniciar uma nova congregação de caridade, cujo objetivo era ensinar as crianças pobres a ler. Desta forma, nasceu a sua Ordem – As Missionárias da Caridade. Como hábito, escolheu o sári, nas cores — justificou ela — "branco, por significar pureza e azul, por ser a cor da Virgem Maria". Como princípios, adotou o abandono de todos os bens materiais. O espólio de cada irmã resumia-se a um prato de esmalte, um jogo de roupa interior, um par de sandálias, um pedaço de sabão, uma almofada e um colchão, um par de lençóis, e um balde metálico com o respectivo número.

Começou a sua atividade reunindo algumas crianças, a quem começou a ensinar o alfabeto e as regras de higiene. A sua tarefa diária centrava-se na angariação de donativos e na difusão da palavra de alento e de confiança em Deus.

No dia 21 de dezembro de 1948, foi-lhe concedida a nacionalidade indiana. A partir de 1950 empenhou-se em auxiliar os doentes com lepra.

Em 1965, o Papa Paulo VI colocou sob controle do papado a sua congregação e deu autorização para a sua expansão a outros países. Centros de apoio a leprosos, velhos, cegos e doentes com HIV surgiram em várias cidades do mundo, bem como escolas, orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários.

[editar] Servindo ao mundo
Ao primeiro lar infantil ou "Sishi Bavan" (Casa da Esperança), fundada em 1952, juntou-se ao "Lar dos Moribundos", em Kalighat.

Mais de uma década depois, em 1965, a Santa Sé aprovou a Congregação Missionárias da Caridade e, entre 1968 e 1989, estabeleceu a sua presença missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Sri LankaCeilão, Itália, antiga União Soviética, China, etc.

O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Templeton Prize, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.

Morreu em 1997 aos 87 anos, de ataque cardíaco, quando preparava um serviço religioso em memória da Princesa Diana de Gales, sua grande amiga e falecida ela própria 6 dias antes, num acidente de automóvel em Paris. Tratado como um funeral de Estado, vários foram os representantes do mundo que quiseram estar presentes para prestar a sua homenagem. As televisões do mundo inteiro transmitiram ao vivo durante uma semana, os milhões que queriam vê-la no estádio Netaji. No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa.

O seu trabalho missionário continua através da irmã Nirmala, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora.

Um de seus pensamentos era este: “Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”. Criou as missionárias da caridade, onde todas as freiras iriam ajudar não à ela, mas sim a todos os necessitados.

[editar] A "noite escura" de Madre Teresa
Uma coleção de cartas dirigidas a uns poucos conselheiros espirituais e recolhidas no livro "Madre Teresa venha, seja minha luz" (Mother Teresa: Come Be My Light) publicado em 4 de setembro de 2007, traduzido e publicado no Brasil pela editora Thomas Nelson, organizado pelo Padre Brian Kolodiejchuk, postulador da causa da sua canonização revelaram, segundo alguns, dúvidas profundas de madre Teresa sobre sua fé em Deus, provocando discussões sobre uma possível posição agnóstica.

Madre Teresa, em suas cartas, descreveu como sentia falta de respostas de Deus.[1] Em 1956 escreveu: "Tão profunda ânsia por Deus - e ... repulsa - vazio - sem fé - sem amor - sem fervor. Almas não atrai - O céu não significa nada - reze por mim para que eu continue sorrindo para Ele apesar de tudo." Em 1959: "Se não houver Deus - não pode haver alma - se não houver alma então, Jesus - Você também não é real."[1]

Uma de suas cartas ao Padre Neuner dizia: "Pela primeira vez ao longo de 11 anos - cheguei a amar a escuridão. - Pois agora acredito que é parte, uma parte muito, muito pequena da escuridão e da dor de Jesus neste mundo. O Senhor ensinou-me a aceitá-la [como] um 'lado espiritual de sua obra', como escreveu. - Hoje senti realmente uma profunda alegria - que Jesus já não pode passar pela agonia - mas que quer passar por mim. - Abandono-me a Ele mais do que nunca. - Sim - mais do que nunca estarei à disposição."

No entanto, o texto de suas cartas não deve afetar a campanha por sua santificação, já que a Igreja defende que outros santos também demonstraram dúvidas em relação a sua fé, como por exemplo São Tomé.[1]

A crise espiritual.
Segundo o postulador da causa da canonização de Madre Teresa e autor do livro, a sua crise espiritual começou nos anos 50, logo após a fundação da ordem das Missionárias da Caridade; a partir daí "viveu uma grande fase de escuridão interior que se prolongou até a sua morte". "Sabia que estava unida a Deus, mas não conseguia sentir nada"[2] Este fenômeno é conhecido na tradição e na teologia mística cristã, e foi São João da Cruz quem o chamou de noite escura do espírito, o que considera uma etapa no caminho de alguns santos no caminho de identificação com Deus.

Silêncio divino.
Bento XVI comentando as cartas disse que este silêncio serve para que os crentes percebam a situação daqueles que não acreditam em Deus. Falando sobre as experiências místicas da beata disse que "tudo aquilo que já sabíamos se mostra agora ainda mais abertamente: com toda a sua caridade, a sua força de fé, Madre Teresa sofria com o silêncio de Deus".[3]

Antídoto contra o sentimentalismo.
Kolodiejchuk enxerga na atitude da beata um antídoto contra o sentimentalismo: "A tendência em nossa vida espiritual, e também na atitude mais geral relativamente ao amor, é que o que conta são os nossos sentimentos. Assim a totalidade do amor é o que sentimos. Mas o amor autêntico a alguém requer o compromisso, fidelidade e vulnerabilidade. Madre Teresa não "sentia" o amor de Cristo, e poderia ter cortado, mas levantava-se às 4:30 h. cada manhã por Jesus e era capaz de escrever-lhe: Tua felicidade é o único que quero. Este é um poderoso exemplo, inclusive em termos não puramente religiosos."[4]

Santa da escuridão.
O jornal The New York Times em editorial de 5 de setembro de 2007 assinala que Madre Teresa em uma de suas cartas afirma que se alguma vez chegarei a ser santa, seguramente o serei da escuridão. O editorial cita a jornalista e escritora Flannery O’Connor, católica, que passou por uma difícil enfermidade de natureza degenerativa, que escreveu que existem pessoas que "pensam que a fé é um grande cobertor elétrico, quando é com certeza a cruz". O artigo procura estabelecer um paralelismo entre o sofrimento dessas duas mulheres quando considera que "ambas não falaram sobre o seu próprio sofrimento e continuaram a trabalhar. "Madre Teresa, enferma de nostalgia por um sentido do divino, manteve a fé com os enfermos de Calcutá", conclui o editorial.[5]

Michael Gerson, colunista do Washington Post, a respeito da "noite escura" de Madre Teresa, escreve que este fato interior e o contraste externo de sua alegria e sorriso não podem ser considerados como se fosse hipocrisia. Afirma que "Há uma espécie de valentia na perda da ilusão sem perder o coração" e que "a santidade tem que ver mais com obediência que com sentimentos espirituais, que a fé pode coexistir com o sofrimento e a dúvida, que a santidade pode ser mais áspera e mais difícil do que imaginamos".[6]

[editar] Deus Caritas Est
Bento XVI na sua encíclica Deus caritas est, de 25 de dezembro de 2005, "sobre o amor cristão", cita Madre Teresa como exemplo de pessoa de oração e ao mesmo tempo de fé operativa:

A piedade não afrouxa a luta contra a pobreza ou mesmo contra a miséria do próximo. A beata Teresa de Calcutá é um exemplo evidentíssimo do fato que o tempo dedicado a Deus na oração não só não lesa a eficácia nem a operosidade do amor ao próximo, mas é realmente a sua fonte inexaurível. Na sua carta para a Quaresma de 1996, essa beata escrevia aos seus colaboradores leigos: 'Nós precisamos desta união íntima com Deus na nossa vida cotidiana. E como poderemos obtê-la? Através da oração.[7]

[editar] Beatificação e canonização
Foi beatificada em 19 de outubro de 2003, com a ocorrência de um milagre ocorrido com Monica Besra, uma indiana, que foi curada de um tumor no estômago de forma inexplicável e cuja cura foi atribuída a Madre Teresa.[8] Segue em aberto o processo de sua canonização.

Madre Teresa de Calcutá

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Oração da manhã Nossa Srª da Ajuda

Ó Mãe Santíssima D´Ajuda, Virgem Pura e Imaculada, ouvi como especial advogada os nossos clamores. Mostrai-nos o vosso poder profundo; o céu e a terra, o mundo inteiro vos venera, até o inferno a vós se rende, ó Senhora! Procuramos o vosso abrigo como filhos miseráveis, pois são mais admiráveis os vossos prodígios. Queremos, Senhora, seguir vossos vestígios. Sede sempre nossa protetora e advogada, socorrei a nós e às nossas famílias, alcançai a todos as graças que vos pedimos, e enfim a eterna felicidade do céu. Abençoai-nos e protegei-nos, ó Virgem Mãe Santíssima.
Amém!

Oração da Água e da Luz

Tanto quanto o alimento físico que você come, é importante também adicionar Luz à sua dieta. fazemos isso com a "Invocação à Água", sôbre o nosso alimento. Assim como nossos corpos, nossa comida também tem aproximadamente 75% de água. Assim, a Invocação nos permite absorver mais freqüência de Luz pura em nosso corpo com qualquer coisa que comemos ou bebemos.
Invocação à Água

Eu tomo esta Água da Vida
Eu a declaro Água de Luz.
Enquanto eu a trago para dentro do meu corpo,
Ela permite que o meu corpo brilhe.
Eu tomo isto, a Água da Vida.
Eu a declaro a Água de Deus.
EU SOU um Mestre em tudo que EU SOU.
* * *
Invocação à Luz
A Invocação à Luz auxilia você a "prender" o Campo Unificado em posição e aumenta a absorção da Luz.
Eu vivo na Luz.
Eu amo na Luz.
Eu rio na Luz.
Eu Sou sustentado e nutrido pela Luz.
Eu sirvo alegremente à Luz.
Pois EU SOU a Luz.
EU SOU a Luz.
EU SOU a Luz
EU SOU.
EU SOU.
EU SOU.

Oração para Antepassados

Há algum tempo eu recebi uma informação da minha cunhada, (ELES MORAM EM FORTALEZA E EU NO RIO DE JANEIRO) de que meu irmão estava bebendo muito, e ela estava preocupada, pois era constante. sendo que ele negava sempre que eu tocava no assunto.
Então resolvi fazer a Pratica do Sonen me dirigindo ao antepassado que estava se manifestando dentro dele, levando a beber sem limites. Eu fazia diariamente, várias vezes por dia. depois de um mes, ela me disse que aos poucos ele foi reduzindo e que agora é raro o dia em que ele bebe um copo. NÃO CONSEGUE MAIS BEBER NEM 1% DO QUE BEBIA ANTES.
POR TANTO ACREDITO QUE VoCe TERÁ SUCESSO COM O SEU IRMÃO.
LEIITURA DIIÁRIIA DA PRÁTIICA DO SONEN

VAMOS JUNTOS FAZER A PRÁTICA DO SONEN.

1º) Eu tenho a partícula divina e o Messias dentro de mim; e as outras pessoas também. Por isso, todos nós somos representantes de Deus e do Messias;

2º) Sou a soma dos meus antepassados. Por isso, sou representante de todos eles e reconheço que eles se manifestam através dos meus pensamentos e sentimentos para que eu os encaminhe ao Messias, Meishu-Sama, para que sejam purificados e salvos;

3º) Junto com meus antepassados, quero servir à Obra Divina como instrumento de Meishu-Sama, O Messias.

4º) Agradeço pela permissão de servir, hoje, à Obra Divina, junto com meus antepassados.

VAMOS JUNTOS ENCAMINHAR OS NOSSOS ANTEPASSADOS SOFREDORES PARA O MESSIAS MEISHU-SAMA PURIFICAR E SALVAR.
Obs: nas linhas pontilhadas, vc fala o nome da pessoa a quem vc quer ajudar, pode fazer também com os sobrenomes de famílias. em qualquer situação, por doenças, pobreza e conflitos.

1º) Eu reconheço que estes pensamentos e sofrimentos que está se manifestando em mim......... é um sinal de algum antepassado que está sofrendo e precisa ser purificado e salvo;

2º) Antepassado que está sofrendo dentro de mim;........ ......... ......... vou encaminhar estes seus pensamentos e sofrimentos ao Messias, Meishu-Sama, para que seu espírito seja purificado e salvo;

3º) Meishu-Sama, por favor, receba estes pensamentos e sofrimentos do meu antepassado. ......... ......... ......... ......... .. e permita que seu espírito seja purificado e salvo.

VAMOS JUNTOS ENCAMINHAR A ALEGRIA E A FELICIDADE DOS NOSSOS ANTEPASSADOS POR TEREM SIDO PURIFICADOS E SALVOS PELO MESSIAS MEISHU-SAMA, FAZENDO O DONATIVO DE GRATIDÃO.

1º) Messias Meishu-Sama, Salvador da humanidade! Por favor, receba toda a alegria e felicidade dos meus antepassados ............ ......... que estão se manifestando dentro de mim. Não há palavras que traduzam a minha gratidão.
2º) “Entrego minha gratidão ao Supremo Deus; em nome do Messias Meishu-Sama, como seu instrumento, junto com os meus antepassados ............ ......... ......... ...e junto com muitas pessoas “

Novena para os Elementais

Vimos observando ao longo dos anos uma intensificação de cheias e secas e até de cataclismos, como tsunamis e terremotos. Os cientistas da meteorologia dizem que não veem perspectivas de melhoras na situação, mesmo que a Terra se tornasse um planeta mais “limpo”. Os Mestres também se referiram a esses acontecimentos e deram-nos alguns instrumentos para podermos reverter a situação.

Os elementais são os seres da natureza, ajudantes dos Elohim, construtores das formas, que lidam com fogo, ar, água e terra. A discórdia humana, a poluição e o descaso com o ambiente sobrecarregam esses fiéis servidores que, muitas vezes, não conseguem mais equilibrar as forças de uma natureza revoltada. Eles também carregam uma parte do carma mundial.

Ante as situações críticas que ocorrem não apenas em nosso país, mas no mundo inteiro, propomos esta novena para proteção e fortalecimento dos elementais e da estrutura física da Terra. Esta novena ficará permanentemente em nosso site. Faça-a pelo tempo que puder, e se não desejar fazer como uma novena por um certo número de dias, faça como um serviço aos elementais e aos seus hierarcas sempre que lhe for possível.

Virgo e Pelleur, hierarcas do elemento terra, cujos elementais são os gnomos, disseram que, de todos os elementais, são os gnomos os que carregam o maior peso da densidade física do carma da humanidade.

Cuzco, o discípulo de Surya, descreve o trabalho feito em seu retiro, perto de Viti Levu, nas Ilhas Fiji. Ele disse: “No meu retiro estamos envolvidos com situações como cataclismos planetários, a sua possibilidade, a sua prevenção, o endireitamento do eixo da Terra, as condições climáticas e com as evoluções das almas que migram de um continente para outro para ganharem a percepção dos fatos da consciência Crística em preparação para a sua mestria”. Cuzco também nos disse para fazermos chamados aos Mestres da ciência que fazem parte do departamento científico do seu retiro. Ele disse: “Preocupo-me com todos os aspectos do corpo da Terra – os planos da terra, os mares e as profundezas abissais. Trouxe hoje comigo vinte e quatro Mestres Ascensos que são Mestres das ciências da Terra. Eles sabem tudo a respeito das mudanças na Terra – sejam mudanças dos pólos, vulcões, inundações, ou a elevação e afundamento de massas de terra ou ilhas. Tudo isso está sob o seu controle. No meu retiro, estes Mestres chefiam o departamento de ciências da Terra. Os membros deste departamento observam as menores modificações das energias da Terra”. Cuzco complementa: “Podeis invocar estes vinte e quatro cientistas que supervisionam esse trabalho no meu retiro e eles podem transferir diretamente para os vossos corações e para as vossas mentes informações que de outra forma não teríeis. No passado, não dei a conhecer estes cientistas aos membros desta organização, embora eles tenham inspirado os maiores cientistas da Terra que estão a par das suas mudanças e as medem. Agora, vós, os devotos de Saint Germain, tendes a oportunidade de invocá-los nos vossos decretos, dando-lhes a vossa energia e cooperação para ajudá-los, enquanto eles tentam manter o equilíbrio para as mudanças na Terra."

Eros e Amora, os Elohim do Terceiro Raio, deram-nos uma dispensação: “Nós, Eros e Amora, vimos neste momento colocar blocos de raio rubi nas profundezas da Morte e do Inferno. Escolhemos este dia e esta data para tornar a estabilizar o planeta não só com blocos de raio rubi, como também com varas e cones feitos de cristais de raio rubi. Esses blocos irradiarão um ‘calor’ de raio rubi e esse calor, como energia armazenada, equilibrará níveis internos da Terra, mais perto do núcleo. Quando fizerdes os vossos chamados ao Buda do Raio Rubi e aos anjos que servem sob a sua direção, eles ancorarão o momentum dos vossos decretos do Raio Rubi nos blocos de raio rubi. Eles são uma restrição aos de outro modo irrestritos caídos”. Eros e Amora também disseram que o julgamento dos caídos pode produzir mudanças na Terra, que podem ser físicas ou não. “Pois não se pode extrair uma treva tão grande e substituí-la com tão grande luz sem mudanças."

Casimir Poseidon disse-nos para “pensarmos grande” quando se trata de reverter cataclismos: “Os cataclismos no mundo nem sempre são necessários e em muitos casos podem ser facilmente mitigados porque as pessoas estão em paz consigo mesmas e podem enviar raios de luz para manter o equilíbrio para a Terra. São quase como raios laser que entram nos vossos corpos e no coração da Terra. Conforme estais na Terra e aí plantais os vossos pés, sereis para esta Comunidade, para os Mestres Ascensos e para a Grande Fraternidade Branca pilares de fogo na Terra. Deus colocou à vossa guarda esta ação equilibradora. Agora é o momento de pensar grande – grande como Elohim! E vede o que podereis fazer para reverter ou mitigar cataclismos planetários." Casimir Poseidon também disse que podemos mitigar mudanças potenciais na Terra devotando-nos ao “trabalho de decretos e ao serviço a Deus."

Matriz da Vigília

0.01 Decreto do Fogo Violeta e do Tubo de Luz (1x)
10.05 Ó Hercules, Elohim (3x)
10.13 Amado Surya (3x)
0.03 Raios Secretos do Poderoso Cosmos (3x)
0.07 EU SOU um Filho de Deus (1x)
7.07 Libertai os Elementais (6x)
7.07A Luz, Liberta-me (6x)
7.07B Em Nome da Minha Poderosa Presença do EU SOU – Vou Curar Milhões de Elementais na Terra (1x)
20.11 Paz, Aquieta-te
20.21 Mantra da Luz do Pai-Mãe
70.14 Ó Chama Violeta, Vem, Chama Violeta
73.00 Ó Chama Violeta, Inunda o Mundo
70.19 A Chama Violeta É

A matriz acima é uma sugestão. Pode fazer mais ou menos repetições, de acordo com as suas possibilidades. Sempre que possível, faça ao menos o decreto aos elementais.

Chamado

Em nome do EU SOU O QUE EU SOU invocamos os amados Virgo e Pelleur, Netuno e Luara, Áries e Thor, Oromasis e Diana para que controlem os gnomos, as ondinas, as sílfides e as salamandras. Pedimos a proteção e purificação de todos os elementais. Invocamos os amados Eros e Amora, o amado Poderoso Cosmos, Casimir Poseidon, Surya e Cuzco e os vinte e quatro Mestres cientistas do retiro de Veti Levu, o Buda do Raio Rubi e os seus anjos e toda a hierarquia do Raio Azul para que intensifiquem o poder dos blocos de raio rubi, intensifiquem e fortaleçam as varas de fogo branco no interior da Terra, enviem os raios finos como agulhas para a purificação do planeta, inspirem os filhos e filhas de Deus a cuidarem do ambiente e a diminuírem a poluição. Pedimos ao Deus Harmonia que traga harmonia ao nosso coração para que possamos ser pilares de fogo na Terra. Pedimos muito especialmente para ser revertido(a) ____________ em _____________. Invocamos a Chama Violeta do Misericordioso Coração de Kuan Yin para que sejam revertidos ou diminuídos os cataclismos que podem estar a ser gerados pela incúria e desarmonia da humanidade. Que isto que pedimos seja feito de acordo com a santa vontade de Deus. Amém.
No chamado acima pode acrescentar situações na sua região, ou que estejam a acontecer em qualquer região do Brasil, de Portugal ou do mundo.

Veja os arquivos:
Novena para os Elementais - Decretos

Obras Recomendadas: Orações, Meditações, Decretos Dinâmicos para a Revolução Vindoura na Consciência mais Elevada e A Ciência da Palavra Falada

Eu Invoco a Proteção Energia das Árvores

“Eu invoco a proteção, a luz e o amor dos meus guias pessoais e do Criador. Eu peço que vocês me auxiliem a alcançar um estado de amor em minha mente e coração, enquanto adoto uma existência de paz. Eu sou o amor. Eu sou a paz. Eu invoco agora a luz, o amor e a sabedoria da consciência das árvores da Terra e da alma do Criador para que ancorem em meu ser, permitindo que a vibração mais apropriada e o nível de energia mais adequado fluam através de mim. Eu peço que enquanto eu abrir a minha verdade e o meu amor à consciência das árvores, que eu seja capaz de sentir e de experienciar a confiança e o amor mantidos dentro da consciência das árvores. Permitam-me receber a sabedoria e a energia que eu preciso e que sejam essenciais ao meu crescimento agora na Terra. Agradeço-lhes e que assim seja.”
Então se permitam a ficarem tranquilamente em um estado de aceitação e paz.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

domingo, 21 de novembro de 2010

Sugadores de Energia

Parece mentira, mas há pessoas que parecem "sugar" energia da gente! O Ph. D. em Administração de Empresa Luiz Almeida Marins Filho, relatou em um dos seus livros, que certa vez estava muito bem, alegre e satisfeito. E encontrou-se num shopping com um amigo e em meia hora de conversa, o amigo deixou-o um verdadeiro "trapo", deprimido, triste.
Depois ficou pensando no que aconteceu e logo percebeu que aquela conversa horrível do “amigo”, falando só de doenças, roubos, estupros, filho de amigos que haviam caído no vício, desemprego, falta de dinheiro, etc. acabou roubando-lhe a sua energia positiva! Quando acabou a conversa (onde só o amigo falou) ele parecia estar melhor do que nunca e, diz o Dr. Luiz, eu... em profunda depressão. Cuidado com esses “sugadores de energia positiva”. Eles estão em todo o lugar: no trabalho, na família, na roda de amigos. Eles só sabem falar de desgraças. Só lêem obituário dos jornais e a seção de crimes horrendos, gravam em vídeo o noticiário policial. Fazem estatísticas e sabem de cor quantos seqüestros ainda não foram desvendados, quantas crianças continuam desaparecidas, quantos sem-teto, sem-terra, sem-emprego, sem-tudo existem no mundo! Essas são aquelas pessoas que quando você propõe um piquenique elas logo dizem: "- Vai chover!". São pessoas que azedam baldes de sal-de-fruta. Eles são sempre "do contra". Avisam que "não vai dar certo" e torcem para que nada aconteça. Depois dizem: "- Eu sabia que não ia dar certo...".
Esses "sugadores de energia" vivem da energia alheia e é muito difícil conviver com alguém "puxando você prá baixo" o tempo todo. Não seja você também um "sugador de energia"
Que felicidade que seria a nossa, se aprendêssemos a expulsar da nossa memória as coisas desagradáveis, idéias tristes e deprimentes. Com certeza, nossa força iria multiplicar se pudéssemos conservar só os pensamentos que elevam e animam. Há pessoas que não podem se lembrar das coisas agradáveis. Quando nos encontram, tem sempre algo de triste a contar. Com qualquer mal que sofreram, se angustiam muito. Como se não bastasse, se preocupam até com que vão sofrer... Sabem lembrar-se só de fatos discordantes. Dão a idéia de um armazém de quinquilharias, objetos inúteis e deteriorados. Retém tudo mentalmente, com medo de precisarem uma vez ou outra, disto ou daquilo, de maneira que o seu armazém mental está entulhado de detritos...
Bastaria que estas pessoas fizessem uma limpeza regular, que as livrassem dos montões inúteis e depois, organizassem o que sobrou, para terem êxitos. No entanto, não são incomuns, pessoas que se "enterraram" na infelicidade e na desarmonia. Outras fazem exatamente o contrário. Falam sempre de coisas agradáveis e interessantes experiências que têm feito. São indivíduos que passaram até perdas, aflições, mas falam delas tão poucas vezes, que parece nunca terem tido na vida, senão boa sorte e amigos. Estas pessoas fazem-se amar.
O hábito de mostrar aos outros o nosso aspecto positivo, é o resultado do nosso equilíbrio interior.
Quando estamos tristes por algum sofrimento, devemos procurar a sua causa para eliminá-lo.
Geralmente, porém, quando sofremos, buscamos a causa fora de nós.
Vemos pessoas se queixando que tem má sorte, suspeitando que seu vizinho seja a causa, porque não se dá com ele, ao passo que ele é bem favorecido com a sorte nos negócios, na vida familiar, sendo estimado inclusive, pelos conhecidos. Se examinarmos as circunstâncias da vida destas pessoas, verificaremos que a queixosa é negligente, gastadora, intolerante nas opiniões e indisciplinada, ao passo que a outra pessoa é cumpridora dos seus deveres, econômica, modesta, não calunia, nem adula. Emprega bem o seu tempo disponível lendo bons livros, fazendo cursos, esportes, ajudando seu próximo, sendo útil. Por isso, é estimada. Ao passo que a queixosa, está sempre perdendo (tempo, trabalho, fregueses, dinheiro, a família e os amigos), e sempre não tem tempo. Vamos eliminar dos nossos corações, a desconfiança, o ódio, a inveja e a descrença e vamos cultivar a alegria, a fé e a crença no amor e na Justiça Divina, e será certo que venceremos na luta que a vida nos destina.

NECESSIDADE DE UMA CARGA ENERGÉTICA VITAL
Todos nós possuímos necessidade de uma carga energética vital para nutrir nossos corpos físico e espiritual. À medida que gastamos a carga energética vital ela deve ser reposta, os mecanismos naturais de recomposição (respiração, alimentação, absorção fluido Fluidos Cósmico Universal cósmico universal e fluidos vitais através dos chacras, que será etc).
A reposição dessa carga energética vital na quantidade mínima que necessitamos para manter a vida depende de vários fatores, tais como: o modo de vida, o meio, a qualidade dos pensamentos, sentimentos, das sensações, entre outros.








NUTRIÇÃO ENERGÉTICA
Uma parte da energia que precisamos nós obtém através da alimentação, ou seja, através de comida sólida e líquida, o arroz-feijão de cada dia. Outra parte das energias vitais absorveu através da respiração. Porém, a maior parte de energia Vital que necessitamos é extraído do Fluido Cósmico Universal que é absorvido diretamente pelo perispírito através dos centros de forças.



Nossa nutrição energética acontece, em geral, de modo inconsciente, automático, orientado e regulado pela própria inteligência instintiva dos nossos corpos físico e espiritual.

COMO O FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL É TRANSFORMADO EM FLUIDO VITAL?
O Fluído Cósmico Universal é absorvido por todos os centros de forças.



QUANTIDADE DA CARGA DE ENERGIA VITAL
Não existe um limite para a quantidade máxima de carga energética vital. Quanto mais, melhor teremos vida mais ativa. Muitas vezes esses meios naturais não são suficientes para repor a quantidade de carga energética vital que estamos gastando, e passamos a ter carência energética.


Porém, as circunstâncias negativas, as quais muitas vezes deixamos nos tomar conta, consomem muito mais energia vital do que as circunstâncias positivas, causando em nós um déficit energético.



A RELAÇÃO ENTRE SENTIMENTOS E A PRODUÇÃO DE FLUIDO VITAL
Como vimos à maior parte de energia Vital que necessitamos é extraído do Fluido Cósmico Universal que é absorvido diretamente pelo perispírito através dos centros de forças.
O Fluído Cósmico Universal é absorvido por todos os centros de forças, porém os chacras intermediários do perispírito são os responsáveis de transformá-lo em Fluído Vital Espiritual para metabolização no perispírito e depois é canalizado para o duplo-etérico para densificá-lo, transformando-o em Fluído Vital Físico e direcionando-o para o organismo, com maior ou menor intensidade, de acordo com os sentimentos da criatura.
Quando obstruímos os chacras, principalmente o chacra esplênico, bloqueamos a maior parte de entrada de energia vital.


Quando temos bons sentimentos estamos sempre com o nosso nível de fluido vital no máximo. Quando alternamos entre bons e maus sentimentos ficamos com nível intermediário. Quando a maior parte do tempo cultivamos maus sentimentos o nosso nível de fluido vital fica no nível mínimo.

PARA EVITAR CARÊNCIA DA CARGA ENERGÉTICA
Para não termos carência da carga energética vital devemos:
1º. Alimentar-se de forma adequada (Vitaminas e Minerais);
2º. Combater e eliminar os vícios;
3º. Melhorar os pensamentos e os sentimentos.


Quando nos alimentamos de forma inadequada, ingerindo alimentos pobres em vitaminas e minerais provocamos desnutrição energética. Fumar, se embriagar, se drogar, etc., gastam muita energia vital causando desnutrição energética. Porém, a pior desnutrição energética é provocada por sentimentos negativos. Por isso, melhorar os pensamentos e os sentimentos são fatores importantes e fundamentais para preservar os níveis e fluxos energéticos, porque mantém os chacras livres das energias densas produzidas pelos sentimentos negativos que bloqueiam os chacras impedindo a produção de fluidos vitais.
Quando nos aproximamos de outra pessoa sempre ocorrerá uma simbiose energética. Por isso estamos permanentemente trocando energias com outras pessoas, tais como as que vivem nossas casas, no ambiente de trabalho, nos locais públicos.

Ao mesmo tempo, cada um de nós interage com outros seres humanos que de nós se aproximam, estabelecendo com eles os mais variados tipos de combinações energéticas, influenciando-os e por eles sendo influenciados.

De forma permanente trocamos energias com sistemas externos, tais como nossas casas, ambiente de trabalho, nos locais públicos.

DIFICULDADES NA PRODUÇÃO DE ENERGIA VITAL
Como vimos, quando se obstrui ou fecha o chacra esplênico, bloqueia-se a maior parte da entrada de energia vital, e a pessoa passa perder força vital e não mais produz uma impressão vigorosa. A pessoa passa a agir como se não estivesse “presente”. Estará por baixo em matéria de energia e ficará enfermiça. Faltar-lhe-á força física. A pessoa fica sem estrutura para se identificar, fecha-se no mundo, vive no passado, sem alegria, sem satisfação. Há perda de apetite, ansiedade, aflição, palpitação, angústia, desespero, medo, pânico. Falta de equilíbrio emocional, falta de ânimo, falta de força, desgaste físico. Falta de criatividade, dificuldade de expressão. A pessoa se fecha, não consegue se livrar da angústia.


LIGAÇÃO PLENA COM A ENERGIA VITAL CÓSMICA
Quando temos os chacras livres das energias negativas nos ligamos a uma Fonte inesgotável de Fluidos e poderemos produzir muita energia vital. A afirmação de energia vital, combinada com a vontade de viver, dá ao indivíduo uma “presença” de força e vitalidade. Ele afirma “Estou aqui agora” e, com efeito, se acha bem fundamentado na realidade física. A “presença” da força e da vitalidade emana dele em forma de energia vital, amiúde age como gerador, ativando os que o rodeiam, recarregando-lhes os sistemas de energia. Possui uma forte vontade de viver.

SUGADORES DE ENERGIAS
Pessoas físicas e psicologicamente sadias e equilibradas nutrem-se, diretamente, nas fontes naturais de energia. Mas, as pessoas desequilibradas, que, por terem perdido o contato com a sua própria natureza interna mais profunda, perderam, também, a capacidade de absorver e processar o alimento energético natural precisam, para sobreviver, por
em prática um expediente horrível: sugar a energia vital de outras
pessoas. Estas pessoas são chamadas de “sugadores de energias”.
As características de um sugador são muitas. Mas, a principal e da
qual todas as demais derivam, é o egocentrismo. Quanto mais a pessoa
estiver voltada para si mesma, concentrada em si mesma, mais ela terá
dificuldade para estabelecer contato com fontes naturais de nutrição
energética e maior será sua tendência para sugar energia vital dos
outros.

MECANISMO DOS SUGADORES DE ENERGIA
No caso dos sugadores de energia ocorrerá que ele praticamente não terá energia para transmitir. As pessoas se tornam Sugadoras de Energia porque absorvem a energia do outro e por estarem debilitadas, metabolizam e consomem toda a energia absorvida e não sobra nada para retornarem a outra pessoa. E toda energia que o Sugador absorver será metabolizada e consumida pelo seus organismos físico e espiritual, ou seja, irá absorver muito mais do que emitir, causando assim um déficit energético na outra pessoa.

MECANISMO DE DEFESA
Todos nós, por outro lado, somos, naturalmente, dotados de mecanismos de defesa contra a perda de energia vital. Mas, quando perdemos a posse e o controle de nosso centro de gravidade, quando, por stress, cansaço, tristeza, depressão, mania, frustração, neurose, o projetamos para fora de nós mesmos, alteramos e debilitamos a estrutura do corpo sutil, tornando-o permeável a invasores.
Assim nos tornamos presas fáceis dos sugadores de energias, porque aceitamos suas provocações com facilidade, e isto nos vincula a eles. Por delibitação energética está se colocando em condição de presa fácil dos espíritos obsessores, que normalmente insuflam idéias de depressão, angústia, autoflagelamento, suicídios, etc.

OS TIPOS DE SUGADORES DE ENERGIAS

O ESPECULADOR

Existem pessoas que usam a maneira de adquirir energia, fazendo perguntas para sondar o mundo da outra pessoa, com o propósito específico de descobrir alguma coisa errada. Assim que fazem isso, criticam esse aspecto da vida da outra pessoa, se essa estratégia der certo, aí a pessoa criticada é atraída para a vampirização. Se a pessoa criticada se ligar àquele nível de energia, passar a dar atenção às críticas, cria-se um vínculo energético, uma simbiose, assim o especulador atinge o seu objetivo porque o criticado passa a transmitir energia para ele.

O COITADINHO
Quando alguém lhe conta todas as coisas horríveis que já aconteceram com ele, insinuando que todos são responsáveis pela situação que se encontra, menos ele é claro, e que se ninguém ajudá-lo essas coisas horríveis vão continuar, essa pessoa está buscando fazer você se ligar a ele pelo sentimento de pena e de forma passiva começa a sugar energias, este tipo de vampirização chamamos de coitadinho. Pense nisso num instante. Nunca se viu com alguém que o faz se sentir culpado quando está em presença dele, mesmo sabendo que não existe nenhum motivo para se sentir assim?
Quando isto acontece, é que você entra no mundo dramático de um coitadinho.
Tudo que eles dizem e fazem nos deixam numa posição em que parece que não estamos fazendo o bastante para ajudá-la. Por isso é que nos sentimos culpados só por estar perto dela.
Existem pessoas que chegam ao extremo que for necessário para conseguir sugar a energia da família. E depois disso, essa estratégia passa a ser a maneira dominante para extrair energia de todos, repetindo-a constantemente.

O INTIMIDADOR
Tem também o intimidador, que ameaça as pessoas tentando envolvê-las através da agressividade. Se a pessoa agredida se ligar àquele nível de energia, passar a dar atenção, cria-se um vínculo energético, uma simbiose, assim o agressor atinge o seu objetivo porque o agredido passa a transmitir energia para ele através de mágoas, rancor, ódio, etc. Portanto, quando passamos a combater a agressão com a agressão passamos a ser vampirizados assim como também sugar energia dos outros.


AS PESSOAS DE MAU COMPORTAMENTO SUGAM ENERGIA
Uma forma de entendemos a existência de pessoas violentas, agressivas, destrutivas (que criticam tudo), que reclamam de tudo, que se queixam de tudo, é porque estas atitudes são formas de sugar a energias das outras pessoas. Por não conseguirem se ligar com a energia cósmica, porque não se moralizam, não largam seus vícios, não mudam seus comportamentos egoísticos, encontram nestas formas de ser, o meio de sugar a energia das outras pessoas.

EXEMPLO DE COMO AGEM OS SUGADORES DE ENERGIA
Quando duas pessoas se postam frente a frente para uma conversação, e começa ocorrer disputa de opiniões, críticas, intimidações, etc. Imediatamente os campos de energia dos dois irão tornar-se de algum modo mais densos e excitados, como por uma vibração interna. À medida que prosseguir a conversa, os campos começarão a misturar-se. No final, quem conseguir argumentar melhor, sairá mais fortalecido, porque estará com parte da energia do outro, e em consequência, o outro sairá com menos energia, portanto, enfraquecido, se
sentindo esgotado, Tudo isso ainda é inconsciente na maioria das pessoas. Tudo que sabemos é que nos sentimos fracos quando perdemos uma discussão, e quando vencemos nos sentimos melhor.
Em resumo, vimos que dominar outro faz o dominador se sentir poderoso e esperto, porque suga a energia vital dos que são dominados.


FLUXO E REFLUXO DAS ENERGIAS SUGADAS
Quando um deles estabelecer um ponto que demonstre certa vantagem sobre o adversário, seu campo criará um movimento que parecerá sugar o campo de energia do outro. Mas aí, quando a outra pessoa fizer sua refutação, a energia refluirá novamente para ela. Em termos da dinâmica dos campos de energia, marcar o ponto parece significar apoderar-se de parte do campo de energia do adversário e puxá-la para dentro de si.



A MAIOR VIOLÊNCIA COMETIDA PELOS SUGADORES DE ENERGIA
A pior violência que os sugadores de energia fazem é escolher como suas vítimas as pessoas que se encontram enfraquecidas, porque estão entregues a doenças físicas, ou perturbadas psiquicamente, e ou ainda, sendo vampirizadas por espíritos que a induziram a processos obsessivos.

O QUE ACONTECE QUANDO MÉDIUM QUE TEM CARÊNCIA DE ENERGIA VITAL

Toda pessoa que tem sentimentos negativos produz pouco fluido vital e dificulta o fluxo. Toda a pessoa que tem sentimentos negativos tem carência energética vital, portanto, ao dar passe o passista irá vampirizar o paciente sugando a carga energética vital.

Fumar gasta muita energia vital. Se embriagar gasta muita energia vital. Toda a pessoa que fuma ou bebe tem carência energética vital, portanto, ao dar passe o médium irá vampirizar o paciente sugando a carga energética vital. O médium que te m vícios ao dar passagem psicofônica sugará a energia vital do espírito comunicante. Idem para qualquer outro tipo de mediunidade. Mágoas, más paixões, egoísmo, orgulho, vaidade, cupidez, vida desonesta, adultério etc, também causam deficiência energética vital. O passista não precisa ser um santo, mas necessita esforçar-se na melhoria íntima e no aprendizado intelectual. Todos podemos ministrar passes, porém é necessário um mínimo de preparo moral a fim de que realmente possamos ajudar.

DOAR ENERGIA COM AMOR NÃO NOS FARÁ FALTA
Não nos esqueçamos, vivemos ligados a uma Fonte Inesgotável de Energias vitais. Se estivermos com a nossa carga de energia vital completa, não sentiremos falta quando outras pessoas absorverem energias de nós. Pelo contrário nos sentiremos felizes de poder doar a nossa energia vital com amor. Doar energia vital com amor não nos fará falta. Porém, para doar energia vital com amor temos que cuidar dos nossos pensamentos e sentimentos.
Quando começamos a apreciar a beleza, admirar detalhes e prestar atenção nas coisas, nas pessoas, passaremos a contemplar o princípio da emoção de amor.
O papel do amor está mal compreendido. Devemos sentir amor por tudo. O amor não é uma coisa que devemos fazer para ser bons ou tornar o mundo um lugar melhor, por alguma abstrata responsabilidade moral, ou porque devemos desistir de nosso hedonismo.
Quando chegarmos a um nível em que sentirmos as energias de amor vindo das outras pessoas, poderemos mandar a energia de volta, agora agregada com o nosso amor, é só desejar.
E ninguém se sentirá mais fraco por isso, porque estaremos recebendo mais energia de uma fonte inesgotável, que é o cosmos. Se ligar na energia cósmica provoca emoção, depois euforia e depois amor. Encontrar bastante energia para conservar esse estado de amor sem dúvida faz bem ao mundo, porém mais diretamente a nós.

Lembre-se de parar quantas vezes for preciso para se religar com a energia cósmica. Permaneça cheio, permaneça em estado de amor. A maior caridade que podemos fazer para o próximo é DOAR AMOR.

É tempo de Celebrar a Alegria!
Sorria, seja Feliz..........

http://www.etcaritas.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=81

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Escola de Mensageiros da Era Dourada


Invoque a Lei do Perdão!
Dizer mentalmente aos que te prejudicaram:


Não retribua a maldade que lhe fazem, faça ao contrário
lhes dê o seu amor e a sua gratidão
por eles fornecerem
os instrumentos necessários para o seu lapidar.


Santuário da Bondade

Trecho do livro: “As jóias do Comando Temporal, o brilho da salvação”
De Layalis Jastyf - layalis.terapia@uol.com.br

Em um espaço de tempo muito distante, se ergueu o Santuário da Bondade. As pequenas passagens feitas pelo espírito nos portais da encarnação, unem devotos de todas as partes do hemisfério sul da Terra. Esta é uma parte do globo consagrada pelo “ouro-bondade”, coisa que se reflete no modo de vida das pessoas, ainda que estejam inconscientes.
Um povo dourado cumpre seu destino de ceder à bondade e suas jóias de amor infinito, sendo os veículos da boa vontade.
A presença do Mestre Chico Chavier no Brasil tem a ver com esta emanação “ouro-bondade” disponível nesta parte do planeta. Ele participou deste momento sagrado se entregando aos encantos da bondosa inspiração que revela a pureza de uma criança. Ele é um ótimo exemplo do que estou tentando passar para vocês, pois esse Grande Mestre se entregou ao Sagrado Coração, à verdade maior, Deus nele, personificando as qualidades do Espírito Santo.
Este é o exemplo a ser seguido.
Ele próprio ascendeu, de maneira esplendorosa, os diversos fluxos de tempo junto ao Santuário da Bondade, aos seus anjos mensageiros e todo o fluxo administrativo do COMANDO TEMPORAL.

Afinal, o que é real dentro de tanta mentira que vemos neste mundo? Pois digo que esta Centelha de Bondade, tão bem representada por Chico Chavier, é real, e no fim, é isso que irá prevalecer e nos ajudar à ascender por infinitas linhas da evolução sempre em comunhão com a Paz que remove obstáculos.

Chico foi um indicativo das proezas do espírito, ele indicou uma realidade de realizações que iluminam o mundo, mostrou muito mais que um caminho a ser seguido, revelou o grande potencial que todos nós possuímos neste tempo organizado pela Santa Bondade, aos cuidados de Maria.
Existe um conflito entre duas forças diferentes atuando em vossa realidade temporal, este conflito é encerrado pela escolha feita e selado por códigos de responsabilidade que se estendem ao cumprimento do karma e do dharma, com toda sua riqueza de hologramas.

O Mestre Jerevox tem feito um trabalho de sustentação dos códigos de responsabilidade no sentido de criar uma relação mais harmoniosa entre os aspectos duais desta realidade. Acontece que cada caminho feito pela alma segue deveres designados pelo auto-comando da consciência, quando desviamos destas, entregamos tudo, e os códigos de culpa são carregados pelo vosso poder criativo, isso quando o indivíduo se encontra inconsciente, o que vem a interferir na questão do karma e sua complexidade de reações e resultados.
Então a relação existente entre vocês e Jerevox é a de permitir o reposicionamento da ordem dada pelo Eu Superior e atingir seus objetivos em Paz com vossas responsabilidades, os desígnios da consciência crística.
Alguns irmãos conseguiram corrigir muitos aspectos deturpados da alma e seu meio, e isso foi alcançado através do bom exemplo, de orações/apelos banhados pela Fé e de informação (leitura e produção de livros psicografados, canalizações dos mestres de luz). São coisas que ajudam na sintonização com as freqüências divinas catalisando a magnificência do “Eu Amor”.

Com esta correção vibratória feita no ano de 2007, o Ar pode receber o brilho de partículas consagradas pelo “Logos Alfa e Omega” em emissão radiante de amor, seus recursos híbridos sugerem submissão ao fluxo ouro de bondade e a cada flamejante poder implantado pelas falanges ígneas do centro planetário. Suas intenções expandem um comando de luz livre sucumbindo ao poder da Graça Celestial.

Cada instante é um pulsar de amor que atinge este Santuário guardado no tempo, tempo este vestido pelos aprendizados dolorosos e carregados de Fé. Uma corrente de bondade solta no Ar ajuda os que sofrem, diminuindo a distância, ilusória, entre o Céu e a Terra, fortalecendo a presença e a ajuda dos Anjos de Maria, e Dela é, todo o Amor a vos conduzir unidos e confiantes.

Se preparem para apagar as marcas da ilusão, os pecados fomentados por falsos Deuses que embutiram uma falsa Fé numa realidade de culpados e opressores. Ao se dirigirem ao vosso mundo interno, agradeçam pelo chamado feito ao que existe de mais belo em vós para que o teu momento sagrado de inspiração encontre a Paz em vosso coração, que te espera para reinar. Honre a tua coroa entregando tua vida ao simples pulsar da gloriosa bondade que te fez homem divino, um Rei em liberdade que vive a anunciar as jóias do coração livre.

A passagem de Jesus na Terra marcou um outro momento no planeta.
Este incrível evento acendeu a Chama da Purificação, selando o fim de uma Era e o começo de outra. A partir deste ponto, códigos de ascensão foram sendo plasmados e fortalecidos gradativamente criando novas espécies de elementos energéticos de natureza mental/emocional.
A força da ignorância ficou à beira do abismo devido ao forte chamado feito pelo coração e pela presença de importantes Mestres na Terra que ascensionaram na luz e que hoje colaboram maravilhosamente com o projeto resgate no planeta.
O Santuário da Bondade foi construído pela vossa vontade em crescer com o coração aberto para o cumprimento do bem maior e é isso que ele representa, a bondade permitida nesta desafiadora jornada.

Acenda a luz em teu coração e realize em liberdade!

Canalização: Layalis
Deus Himalaya – Mais luz é enviada!


A Esperança capacita à fluidez da Paz em teu caminho.
O que vossos níveis superiores não conseguem captar com exatidão é exatamente a velha história contada repetidas vezes pela vaidade, apodrecendo o coração em rancor negro.
Algo em vós permanece imaculado pelo salutar mecanismo de defesa contra certos aspectos negativos vivenciados por vós.
A velha orientação dada pelos acordes da mediunidade imatura, desta vez, explora as consequências de um mar de fantasias consistentes.
O passado renega o Sol interno que aquece e clareia as “correntes do medo” discordantes com um futuro de progressos e incentivos elevados.
Mais luz pode ser direcionada para o vosso mundo.
A promessa feita por aqueles que vos indicam o caminho, em comunhão com a vossa divindade, é a de formar grandes focos de luz capazes de aquecer e revelar a luz da sabedoria humilde, a magnífica consciência cósmica por traz de tudo, sem sufocar ou enlouquecer os que só enxergam através da sombra densa já vivida e remoída, o passado morto.
Muitas Ordens da Terra tem esclarecido a dimensão deste triste quadro na tentativa de impedir que a falsa moral desfrute do Sopro Divino acalentador da jornada humana.
O Santo Cristo pessoal encontra seu refúgio nesta centelha de Esperança e Paz vinda de bons momentos vividos e sustentados pelo projeto de vida em essência, aquela baseada na divindade multi acoplada aos níveis de densidade energética que se sobressaem pelo apoio de mestres ascencionados que venceram a grande batalha da alma se submetendo à Vontade de Deus.
Tais mestres renascem em vocês, pois que o poder da auto-cura rompe as fronteiras da criação.
Um mar de forças cósmicas é direcionado para aqueles que confiam na própria luz, que vencem as sombras, esperando apenas que este oceano de amor aumente, banhando toda a existência, concretizando assim, a promessa celestial.


A prioridade neste momento é colocar a atenção na qualidade da vossa própria luz e nos movimentos de iluminação dos Templos internos da Terra.
Isso ficará cada vez mais forte, até que alcancem o ano de 2014, deve ser priorizado:
- a Chama interna e seu Chamado;
- os comandos de purificação e seus Chohans; e
- o pulso planetário de supra-sintonia e suas variadas necessidades de alinhamento.
Esta energia irá capacitar a dispensação de maiores focos de luz abrangendo tudo aquilo e todos aqueles que devem ser trabalhados.
Não esperem a harmonia, suavizem o vosso dia a dia com elementos que harmonizam.
Não espere a salvação viva em Amor, disponibilizando vossas qualidades na expressão do Amor fraterno.
A vida não pode lhe fazer mal, então sorria e suavize esta carga de expectativas. Não serás esquecido!

Deus Himalaya – Transmissão realizada com o apoio do Comando Ashtar

Canalizado por Layalis em 10/10/2010
Compartilhar texto desde que seu conteúdo não seja alterado e cite a fonte:
http://escolademensageiros.blogspot.com



Para fazer comentários, perguntas e sugestões, entrar em contato através do email:
layalis.terapia@uol.com.br

RESPONSÁVEL PELA ESCOLA DE MENSAGEIROS DA ERA DOURADA:

LAYALIS JASTYF
Mentora da clínica etérica “Mãe da Guarda” em Phoenix, EUA. Xamã oriental da 5ª linhagem Melquizedek de Alquimia Interna. Ocultista de treinamento Thot-Venci no grau emissor Hierofante do Nilo. Canal de transmissão S.O.S da Guarda Estelar de competência tecnológica inovadora Averloscópi Parlantishiu.



MÃE DA GUARDA, SANTA GUARDIÃ!


"Divina potência da paz que conduz o filho perdido neste mar de aflições. Fluidez do Sagrado no coração da Terra, matéria divina disponível aos que sofrem. Refúgio e consolação, doce Mãe piedosa. Inspira os que te pedem, somos fruto da tua Paz, orquestra viva do teu Santo Poder. Irradia vossa sublime harmonia para que possamos suportar as difíceis provas da vida!"
Layalis





"Tudo o que lhe acontece no plano da forma tem um caminho, um efeito de atração já previsto e autorizado pela sua pessoa. Você cria uma conexão a partir dos teus níveis superiores, estes estabelecem um caminho que segue com desvios energéticos capazes de enriquecer sua jornada. Dessa forma, você atrai os elementos certos para retornar a Fonte."
Lord Gautama, através de Layalis

MESTRE KUTUMI


“A superação dos próprios erros requer força de vontade no humilde manifesto das virtudes divinas desveladas pelo silêncio, aquele que sublima a mente e os sentidos.
Só o silêncio é capaz de revelar as mais belas qualidades do ser humano."
Kutumi, através de Layalis



“Não sou eu quem vos informa tão lindas palavras de sabedoria, são vocês que se aproximam da verdade e acolhem-na confiantes. Chega de enganos, não chegarás a mim sem antes teres chegado a ti e confiar no que vos é apresentado, pois digo que a luz do vosso despertar é a minha casa, e nela vivo a realizar os milagres da transmutação libertadora.”
Saint Germain, através de Layalis



LAO TSE


INVOCAÇÃO TAOÍSTA
Oh Espírito do Tao,
Deus e Deusa do universo,
Pai e Mãe da criação.

Abraça-me no teu
Amor infinito
Cerra os meus olhos
Tapa-me os ouvidos
Cala a minha língua
Esvazia a minha mente
Ascende o meu coração
E me arma com os
Remos do silêncio
Possa eu navegar nas
Águas tranqüilas
Da tua harmonia
Me banhar na energia
Que equilibra
Corpo, mente e espírito
E o ser em mim, pleno
De luz e paz,
Viva na alegria de
Servir dignamente
A tua obra a cada instante
Infindo do eterno agora
Fazendo da minha existência
Manifestação do
Poder cósmico,
Que se revela pela tua ordem
Unicidade, totalidade e
Inesgotável abundância.

Autor: prof. José Milton


As artes marciais são um meio para nos conhecermos mais a fundo e respeitarmos os demais. De onde transcendem os nossos medos, a nossa natureza violenta e os apegos ao nosso ego.



Nasceste no lar que precisavas,
Vestiste o corpo físico que merecias,
Moras onde melhor Deus te proporcionou,
De acordo com teu adiantamento.
Possuis os recursos financeiros coerentes
com as tuas necessidades, nem mais, nem menos,
mas o justo para as tuas lutas terrenas.

Teu ambiente de trabalho é o que elegeste
espontaneamente para a tua realização.

Teus parentes, amigos são as almas que atraíste,
com tua própria afinidade.
Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle
Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência.
Teus pensamentos e vontade são a chave de teus atos e atitudes...
São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.
Não reclames nem te faças de vítima.
Antes de tudo, analisa e observa.
A mudança está em tuas mãos.
Reprograma tua meta,
Busca o bem e viverás melhor.

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo Qualquer Um pode Começar agora e fazer um Novo Fim.

Chico Xavier



A mente da alma iluminada é esclarecida pela verdade espiritual, seu coração é transformado pela santidade dos atributos divinos, e seu corpo é santificado pela pureza da retidão.

MAHAVATAR BABAJI, O CRISTO YOGUE

"Não há Santos sem passado, nem Pecadores sem futuro"-Chico Xavier



Com a entrada em vigor de Aquário, os futuros habitantes terrestres já não vibrarão na freqüência do elemento Terra, cuja densidade bloqueia e oculta a consciência espiritual do ser humano.
Aquário caracteriza-se pelo predomínio da consciência cósmica espiritual, que implica abertura da sensibilidade espiritual e a conexão com os processos da evolução superior.
Os arquétipos egocêntricos que têm estado supervisionando e dirigindo a vossa evolução serão substituídos pelos paradigmas da sintonia com o vosso Ser Superior e conexão com os níveis de evolução superior.
Helios e Vesta



“O passado não é um peso; é um trampolim que nos trouxe até este dia.
Somos livres para sermos quem somos, para criar nossa própria vida a partir de nosso passado e do nosso presente.
Somos nossos ancestrais.
Quando podemos nos curar, também curamos nossos ancestrais, nossas avós, avôs e nossos filhos. Quando nos curamos, curamos a Mãe Terra.”
Mãe Yup`ik, anciã tribal








Eu invoco a Companhia do Céu
Natureza inteligente e Mãe Terra
Os Golfinhos e as Baleias
E todos os Seres de Luz do Mar
Que nos ajudem a acalmar os Oceanos deste Mundo
Que nos ajudem a parar o "sangramento" da nossa grande
Mãe-Terra
Para que sejam assistidas todas as criaturas marinhas
que vivem na angústia
E que estabilize o leito oceânico do plano terrestre
Principalmente no Golfo do México
Peço conexão através da Rede de Luz homogênea
A cristalina Rede de Luz que está dentro e à volta
deste plano terrestre
E que todos os Trabalhadores da Luz e Seres de Luz
estejam juntamente com esta Rede de Luz
Prestamos auxilio através da Chama do Amor
Incondicional
Na criação de um Vórtice de Luz, dentro e em torno
desta área
Trazendo a Chama Rosa do Amor
A Chama Violeta da Transmutação, do Perdão e da Transformação
E a Luz Branca da Consciência de Cristo
Eu sou o pulsar da Terra
Sou una com a Mãe-Terra
Sou una com toda a Vida
Eu confio e entrego a tudo o que existe
Sabendo que faço a diferença sendo uma parte deste
coletivo de luz
Eu sou a Sabedoria
Eu sou a Luz
Eu sou o Amor
Eu sou a magnificência da criação através do Serviço
centrado no Amor
Trazendo deste modo alterações a este plano na Terra
Para que toda a vida se viva em Harmonia, Paz,
Abundância, Amor e pela Graça de Deus Mãe/Pai



"Não adote como verdadeiro o que as pessoas lhe dizem,
ouça-as, mas siga sempre o seu coração, afinal,
você tem a sua própria verdade, seu próprio caminho.
Nem sempre o que é verdadeiro para uma pessoa, é para outra." Layalis









sábado, 6 de novembro de 2010

Aparições de Fátima

No dia 13 de Maio de 1917, três crianças (Lúcia de Jesus dos Santos (10 anos), Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos)) afirmaram ter visto "...uma senhora mais branca que o Sol" sobre uma azinheira de um metro ou pouco mais de altura, quando apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Aljustrel, pertencente ao concelho de Vila Nova de Ourém, Portugal.
Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via, mas não a ouvia.
As aparições repetiram-se nos cinco meses seguintes e seriam portadoras de uma mensagem ao mundo. A 13 de Outubro de 1917 a aparição disse-lhes ser a Nossa Senhora do Rosário.[1]

Os relatos destes acontecimentos foram redigidos pela Irmã Lúcia a partir de 1935, em quatro manuscritos, habitualmente designados por Memórias I, II, III e IV[2] e transcritos com outras fontes para este artigo.


Aparições do Anjo


Antes das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria em 1917, Lúcia, Francisco e Jacinta tiveram no ano anterior três visões do Anjo, Anjo da Paz ou Anjo de Portugal. Estas visões permaneceram inéditas até 1937, até Lúcia as divulgar, pela primeira vez, no designado texto Memória II. A narração é mais completa e o texto definitivo das orações do anjo é publicado na Memória IV, escrito em 1941. As aparições do Anjo em 1916, foram precedidas por três outras visões, de Abril a Outubro de 1915, nas quais Lúcia e outras três pastorinhas, Maria Rosa Matias, Teresa Matias e Maria Justino viram, também no outeiro do Cabeço, e noutros locais, suspensa no ar sobre o arvoredo do vale "uma como que nuvem mais branca que a neve, algo transparente, com forma humana. Era uma figura, como se fosse uma estátua de neve, que os raios do sol tornavam algo transparente". A descrição é da própria irmã Lúcia.[3]

Primeira aparição

O relato da mais velha dos videntes, Lúcia, descreve assim os acontecimentos: "Andava eu com os meus primos Francisco e Jacinta a cuidar do rebanho e subimos a encosta em procura dum abrigo a que chamávamos a "Loca do Cabeço". Depois de aí merendar e rezar, alguns momentos havia que jogávamos e eis que um vento sacode as árvores e faz-nos levantar a vista para ver o que se passava, pois o dia estava sereno. Então começamos a ver, a alguma distância, sobre as árvores que se estendiam em direção ao nascente, uma luz mais branca que a neve, com a forma dum jovem, transparente, mais brilhante que um cristal atravessado pelos raios do Sol. À medida que se aproximava, íamos-lhe distinguindo as feições. Estávamos surpreendidos e meios absortos. Não dizíamos palavra. Ao chegar junto de nós, disse: – Não temais. Sou o Anjo da Paz. Orai comigo. E ajoelhando em terra, curvou a fronte até ao chão. Levados por um movimento sobrenatural, imitámo-lo e repetimos as palavras que lhe ouvimos pronunciar: – Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam. Depois de repetir isto três vezes, ergueu-se e disse: – Orai assim. Os Corações de Jesus e Maria estão atentos à voz das vossas súplicas. E desapareceu. A atmosfera do sobrenatural que nos envolveu era tão intensa, que quase não nos dávamos conta da própria existência, por um grande espaço de tempo, permanecendo na posição em que nos tinha deixado, repetindo sempre a mesma oração. A presença de Deus sentia-se tão intensa e íntima que nem mesmo entre nós nos atrevíamos a falar. No dia seguinte, sentíamos o espírito ainda envolvido por essa atmosfera que só muito lentamente foi desaparecendo. Nesta aparição, nenhum pensou em falar nem em recomendar o segredo. Ela de si o impôs. Era tão íntima que não era fácil pronunciar sobre ela a menor palavra. Fez-nos, talvez, também maior impressão, por ser a primeira assim manifesta."[4]


Segunda aparição



A segunda aparição deu-se no Verão de 1916, sobre o poço da casa dos pais de Lúcia, junto ao qual as crianças costumavam brincar. Assim narra a Irmã Lúcia: "Fomos, pois passar as horas da sesta à sombra das árvores que cercavam o poço já várias vezes mencionado. De repente, vimos o mesmo Anjo junto de nós. - Que fazeis? Orai! Orai muito! Os Corações de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia. Oferecei constantemente ao Altíssimo orações e sacrifícios. – Como nos havemos de sacrificar? – perguntei. – De tudo que puderdes, oferecei um sacrifício em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores. Atraí, assim, sobre a vossa Pátria, a paz. Eu sou o Anjo da sua guarda, o Anjo de Portugal. Sobretudo, aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar. E desapareceu. Estas palavras do Anjo gravaram-se em nosso espírito, como uma luz que nos fazia compreender quem era Deus, como nos amava e queria ser amado, o valor do sacrifício e como ele Lhe era agradável, como, por atenção a ele, convertia os pecadores. Por isso, desde esse momento, começamos a oferecer ao Senhor tudo que nos mortificava, mas sem discorrermos a procurar outras mortificações ou penitências, exceto a de passarmos horas seguidas prostrados por terra, repetindo a oração que o Anjo nos tinha ensinado."


Terceira aparição



A terceira aparição ocorreu no fim do Verão ou princípio de Outono de 1916, novamente na "Loca do Cabeço", como descreve Lúcia: "Rezamos aí o terço e (a) oração que na primeira aparição nos tinha ensinado. Estando, pois, aí, apareceu-nos pela terceira vez, trazendo na mão um cálice e sobre ele uma Hóstia, da qual caíam, dentro do cálix, algumas gotas de sangue. Deixando o cálice e a Hóstia suspensos no ar, prostrou-se em terra e repetiu três vezes a oração: – Santíssima Trindade, Padre, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores. Depois, levantando-se, tomou de novo na mão o cálice e a Hóstia e deu-me a Hóstia a mim e o que continha o cálice deu-o a beber à Jacinta e ao Francisco, dizendo, ao mesmo tempo: – Tomai e bebei o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolei o vosso Deus. De novo se prostrou em terra e repetiu conosco mais três vezes a mesma oração: – Santíssima Trindade… etc. E desapareceu. Levados pela força do sobrenatural que nos envolvia, imitávamos o Anjo em tudo, isto é, prostrando-nos como Ele e repetindo as orações que Ele dizia. A força da presença de Deus era tão intensa que nos absorvia e aniquilava quase por completo. Parecia privar-nos até do uso dos sentidos corporais por um grande espaço de tempo. Nesses dias, fazíamos as ações materiais como que levados por esse mesmo ser sobrenatural que a isso nos impelia. A paz e felicidade que sentíamos era grande, mas só íntima, completamente concentrada a alma em Deus. O abatimento físico, que nos prostrava, também era grande."[5]


Aparições de Nossa Senhora



13 de Maio de 1917

Brincavam os três pastorinhos na Cova da Iria, uma pequena propriedade pertencente aos pais de Lúcia, localizada a 2,5 km de Fátima, quando por volta do meio-dia e depois de rezarem o terço, observaram dois clarões como se fossem relâmpagos. Com receio de começar a chover, reuniram o rebanho e decidiram ir-se embora, mas no caminho e logo abaixo, outro clarão teria iluminado o espaço. Nesse instante, teriam visto em cima de uma pequena azinheira (onde agora se encontra a Capelinha das Aparições), "era uma Senhora vestida de branco e mais brilhante que o Sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente", descreve Lúcia. "A sua face, indescritivelmente bela não era nem triste, nem alegre, mas séria, com ar de suave censura. As mãos juntas, como a rezar, apoiadas no peito e voltadas para cima. Da mão direita pendia um rosário. As vestes pareciam feitas só de luz. A túnica era branca e branco o manto, orlado de ouro que cobria a cabeça da Virgem e lhe descia até aos pés. Não se Lhe viam os cabelos nem as orelhas." Os traços da fisionomia Lúcia nunca pôde descrevê-los, pois a sua formosura não cabe em palavras humanas. Os videntes estavam tão pertos de Nossa Senhora - a um metro de distância, mais ou menos - que ficavam dentro da luz que A cercava, ou que Ela espargia. O colóquio inicia-se da seguinte maneira:

Nossa Senhora: - Não tenhais medo. Eu não vos faço mal.
Lúcia: - Donde é Vossemecê?
- Sou do Céu ( e Nossa Senhora ergueu as mãos apontando o Céu).
- E que é que Vossemecê me quer?
- Vim para vos pedir que venhais aqui seis meses seguidos, no dia 13, a esta mesma hora. Depois vos direi quem sou e o que quero. Depois voltarei ainda aqui uma sétima vez.
- E eu também vou para o Céu?
- Sim, vais.
- E a Jacinta? - Também.
- E o Francisco? - Também, mas tem que rezar muitos terços.
- A Maria das Neves já está no Céu? (Lúcia referia-se a uma mulher que tinha morrido recentemente)
- Sim, está.
- E a Amélia? - Estará no Purgatório até ao fim do mundo. Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele quiser enviar-vos, em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores?
- Sim, queremos.
- Ides pois ter muito que sofrer, mas a graça de Deus será o vosso conforto.
"Foi ao pronunciar estas últimas palavras que abriu pela primeira vez as mãos comunicando-nos uma luz muito intensa, como que reflexo que delas expedia, que nos penetrava no peito e no mais intimo da alma, fazendo-nos ver a nós mesmos em Deus, que era essa luz, mais claramente do que nos vemos no melhor dos espelhos. Então, por um impulso intimo também comunicado, caímos de joelhos e repetimos intimamente ó Santíssima Trindade, eu Vos adoro, meu Deus meu Deus eu Vos amo no Santíssimo Sacramento.
Passados estes momentos, Nossa Senhora acrescentou:
- Rezem o terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra (na altura desenrolava-se a Primeira Guerra Mundial).

"Em seguida começou a elevar-se serenamente em direção ao nascente até desaparecer na imensidade da distância. A luz que A circundava ia como que abrindo um caminho no cerrado dos astros".[6]

13 de Junho de 1917

Neste dia compareceram no local cerca de 50 pessoas curiosas pelos fatos entretanto revelados pelos pastorinhos. Por volta do meio-dia, os videntes notaram novamente um clarão, a que chamavam relâmpago, mas que não era propriamente tal, mas sim o reflexo de uma luz que se aproximava. Alguns dos espectadores notaram que a luz do sol se obscureceu durante os minutos que se seguiram ao início do colóquio, outros afirmaram que o topo da azinheira, coberto de rebentos, pareceu curvar-se como sob um peso, um momento antes da Lúcia falar. Durante a troca de palavras entre Lúcia e a aparição alguns ouviram um sussurro como se fosse o zumbido de uma abelha.

Lúcia: - Vossemecê que me quer?
Nossa Senhora: - Quero que venhais aqui no dia 13 do mês que vem, que rezeis o terço todos os dias e que aprendam a ler. Depois, direi o que quero.
Lúcia pediu a cura de um doente.
- Se se converter, curar-se-á durante o ano.
- Queria pedir-Lhe para nos levar para o Céu.
- Sim, a Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu ficas cá mais algum tempo. Jesus quer servir-se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. A quem a abraçar, prometo a salvação e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o seu trono.
- Fico cá sózinha?
- Não, filha. E tu sofres muito? Não desanimes. Eu nunca te deixarei. O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus.
"Foi no momento que disse estas últimas palavras que abriu as mãos e nos comunicou, pela segunda vez, o reflexo dessa luz imensa. Nela nos víamos como que submergidos em Deus. A Jacinta e o Francisco pareciam estar na parte dessa luz que se elevava para o céu e eu na que se espargia sobre a terra. À frente da palma da mão direita de Nossa Senhora estava um coração cercado de espinhos que parecia estarem-lhe cravados. Compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria ultrajado pelos pecados da humanidade que queria reparação. Quando se desvaneceu esta visão, a Senhora, envolta ainda na luz que d'Ela irradiava, elevou-se da arvorezinha sem esforço, suavemente na direção do leste até desaparecer de todo."
Algumas pessoas mais próximas notaram que os rebentos do topo da azinheira estavam tombados na mesma direção, como se as vestes da Senhora os tivessem arrastado. Só algumas horas mais tarde retomaram a posição natural.[7]

13 de Julho de 1917

Lúcia dos Santos com os seus primos Francisco e Jacinta Marto.

Ao dar-se a terceira aparição, uma nuvenzinha acizentada pairou sobre a azinheira, o sol ofuscou-se, uma aragem fresca soprou sobre a serra, embora se estivesse em pleno Verão. O Sr. Manuel Marto, pai da Jacinta e do Francisco, diz que também ouviu um sussurro, como o de moscas num cântaro vazio. Os videntes viram o reflexo da costumada luz e, em seguida, Nossa Senhora sobre a carrasqueira.

Lúcia: - Vossemecê que me quer?
Nossa Senhora: - Quero que venhais aqui no dia 13 do mês que vem, que continuem a rezar o terço todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário para obter a paz do mundo e o fim da guerra, porque só Ela lhes poderá valer.
- Queria pedir-lhe para nos dizer quem é; para fazer um milagre com que todos acreditem que Vossemeçê nos aparece.
- Continuem a vir aqui todos os meses. Em Outubro direi quem sou, o que quero e farei um milagre que todos hão-de ver para acreditarem.
Lúcia apresenta então uma série de pedidos de conversões, curas e outras graças. Nossa Senhora responde recomendando sempre a prática do terço, que assim alcançariam as graças durante o ano. Um dos pedidos foi a cura do filho paralítico de Maria Carreira (que seria desde o início uma devota de Fátima). Nossa Senhora respondeu que não o curaria nem o tiraria da sua pobreza, mas que rezasse o terço todos os dias em família e dar-lhe-ia os meios de ganhar a vida. Outro enfermo pedia para ir em breve para o Céu. Nossa Senhora respondeu que não tivesse pressa, que bem sabia quando o havia de vir buscar. Depois prosseguiu: - Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes e em especial quando fizerdes algum sacrifício: "ó Jesus, é por vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria." "Ao dizer estas últimas palavras, abriu de novo as mãos, como nos dois meses passados. O reflexo de luz que delas expediam pareceu penetrar a terra e (primeira parte do segredo - "A


O INFERNO



Os Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki foram ataques nucleares ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial contra o Império do Japão realizados pela Força Aérea dos Estados Unidos da América na ordem do presidente americano Harry S. Truman nos dias 6 de agosto e 9 de agosto de 1945

Visão do Inferno") mostrou-nos um grande mar de fogo que parecia estar debaixo da terra. Mergulhados nesse fogo os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras, ou bronzeadas com forma humana, que flutuavam no incêndio levadas pelas chamas que d'elas mesmas saíam, juntamente com nuvens de fumo, caindo para todos os lados, semelhante ao cair das fagulhas em os grandes incêndios sem peso nem equilíbrio, entre gritos e gemidos de dôr e desespero que horrorizava e fazia estremecer de pavor. Os demônios distinguiam-se por formas horríveis e asquerosas de animais espantosos e desconhecidos, mas transparentes e negros. Esta vista foi um momento, e graças à nossa boa Mãe do Céu que antes nos tinha prevenido com a promessa de nos levar para o Céu (na primeira aparição), se assim não fosse, creio que teríamos morrido de susto e pavor. Em seguida, levantamos os olhos para Nossa Senhora que nos disse com bondade e tristeza: - Vistes o Inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, (segunda parte do segredo - "O Imaculado Coração de Maria") Deus quer estabelecer no mundo a devoção a meu Imaculado Coração. Se fizerem o que eu disser salvar-se-ão muitas almas e terão paz. A guerra vai acabar, mas se não deixarem de ofender a Deus, no reinado de Pio XI começará outra pior. Quando virdes uma noite, alumiada por uma luz desconhecida (os astrônomos registaram uma aurora boreal que iluminou os céus da Europa na noite de 25 para 26 de Janeiro de 1938), sabei que é o grande sinal que Deus vos dá de que vai a punir o mundo de seus crimes, por meio da guerra, da fome e de perseguições à Igreja e ao Santo Padre. Para a impedir virei pedir a consagração da Rússia a meu Imaculado Coração e a comunhão reparadora nos primeiros sábados. Se atenderem aos meus pedidos, a Rússia se converterá e terão paz, se não, espalhará seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja, os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas. Por fim o meu Imaculado Coração triunfará. O Santo Padre consagrar-me-á a Rússia, que se converterá, e será concedido ao mundo algum tempo de paz. Em Portugal se conservará sempre o dogma da fé. "Então vimos (terceira parte do segredo - "O atentado ao Papa") ao lado esquerdo de Nossa Senhora um pouco mais alto um Anjo com uma espada de fogo na mão esquerda; ao cintilar, soltava chamas que pareciam incendiar o mundo; mas apagavam-se com o contato do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro. O Anjo apontando com a mão direita para a terra, com voz forte dizia: "Penitência, Penitência, Penitência!" E vimos n'uma luz imensa que é Deus: "algo semelhante a como se vêem as pessoas n'um espelho quando lhe passam por diante" um Bispo vestido de branco "tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre". Vários outros Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas subiam uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande Cruz de troncos toscos como se fôra de sobreiro com a casca; o Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade meia em ruínas, e meio trêmulo com andar vacilante, acabrunhado de dor e pena, ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho; chegado ao cimo do monte, prostrado de joelhos aos pés da grande Cruz foi morto por um grupo de soldados que lhe dispararam vários tiros e setas, e assim mesmo foram morrendo uns trás dos outros os Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas e várias pessoas seculares, cavalheiros e senhoras de varias classes e posições. Sob os dois braços da Cruz estavam dois Anjos cada um com um regador de cristal na mão, n'êles recolhiam o sangue dos Mártires e com ele regavam as almas que se aproximavam de Deus."
Terminada esta visão, disse Nossa Senhora: - Isto não o digais a ninguém. Ao Francisco sim, podeis dizê-lo. Quando rezardes o terço, dizei depois de cada mistério: "Ó meu Jesus! Perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem.
- Vossemecê não me quer mais nada? - Não. Hoje não te quero mais nada. "E como de costume, começou a elevar-Se em direção ao nascente, até desaparecer na imensa distância do firmamento." Ouviu-se então um trovão, indicando que a aparição cessara.[8][9]

19 de Agosto de 1917

No dia 13 de Agosto, quando deveria dar-se a quarta aparição, os videntes não puderam ir à Cova da Iria, pois foram raptados pelo administrador de Ourém, que à força quis arrancar-lhes o segredo. No entanto, as crianças permaneceram inabaláveis e nada revelaram. Nesse dia, juntou-se uma grande multidão que aguardava pela aparição. Por volta do meio-dia, ouviu-se um trovão, ao qual se seguiu o relâmpago, tendo os espectadores notado uma pequena nuvem branca que pairou alguns minutos sobre a azinheira. Observaram-se também fenômenos de coloração, de diversas cores, nos rostos das pessoas, das roupas, das árvores e do chão.
No dia 19 de Agosto de 1917, Lúcia estava com Francisco e seu irmão João no lugar dos Valinhos, uma propriedade de um dos seus tios e que dista uns 500 metros de Aljustrel. Pelas 4 horas da tarde, começaram a produzir-se as alterações atmosféricas que precederam as aparições anteriores, uma súbita diminuição da temperatura e um esmorecimento do Sol. Lúcia, sentindo que alguma coisa de sobrenatural se aproximava e os envolvia, pediu ao primo João para chamar rápidamente a Jacinta, a qual chegou a tempo de ver Nossa Senhora que - anunciada, como das outras vezes, por um reflexo de luz - apareceu sobre uma azinheira, um pouco maior que a da Cova da Iria.

Lúcia: - Que é que Vossemecê me quer?
Nossa Senhora: -Quero que continueis a ir à Cova da Iria no dia 13, que continueis a rezar o terço todos os dias. No último mês farei o milagre para que todos acreditem.
- Que é que Vossemecê quer que se faça ao dinheiro que o povo deixa na Cova da Iria?
- Façam dois andores, um leva-o tu com a Jacinta e mais duas meninas; o outro que o leve o Francisco com mais três meninos. O dinheiro dos andores é para a festa de Nossa Senhora do Rosário e o que sobrar é para a ajuda de uma capela que hão-de mandar fazer.
-Queria pedir-lhe a cura de alguns doentes.
-Sim, alguns curarei durante o ano. E tomando um aspeto mais triste, recomendou-lhes novamente a prática da mortificação: - Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o Inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas. "
E, como de costume, começou a elevar-Se em direção ao nascente." Os videntes cortaram ramos da árvore sobre a qual Nossa Senhora lhes tinha aparecido e levaram-nos para casa. Os ramos exalavam um perfume singularmente suave.[10]

13 de Setembro de 1917

Como das outras vezes, uma série de fenômenos atmosféricos foram observados pelos circunstantes, cujo número foi calculado entre 15 e 20 000 pessoas: o súbito refrescar da atmosfera, o empalidecer do Sol até ao ponto de se verem as estrelas, uma espécie de chuva como que de pétalas irisadas ou flocos de neve que desapareciam antes de pousarem na terra. Em particular, foi notado desta vez um globo luminoso que se movia lenta e majestosamente pelo céu, do nascente para o poente e, no fim da aparição, em sentido contrário. Os videntes notaram, como de costume, o reflexo de uma luz e, a seguir, Nossa Senhora sobre a azinheira.
Nossa Senhora: - Continuem a rezar o terço para alcançarem o fim da guerra. Em Outubro, virá também Nosso Senhor, Nossa Senhora das Dores e do Carmo, São José com o Menino Jesus, para abençoarem o Mundo. Deus está contente com os vossos sacrifícios, mas não quer que durmais com a corda. Trazei-a só durante o dia (as crianças tinham passado a usar como cilício uma corda grossa que não tiravam sequer para dormir; isso impedia-lhes muitas vezes o sono e passavam noites inteiras em branco, daí o elogio e a recomendação de Nossa Senhora).
Lúcia: - Têm-me pedido para Lhe pedir muitas coisas, a cura de alguns doentes, de um surdo-mudo.
- Sim, alguns curarei. Outros não. Em Outubro farei o milagre para que todos acreditem. "E começando a elevar-Se, desapareceu como de costume."[11]

13 de Outubro de 1917

De acordo com os relatos da época, milhares de pessoas assistiram a um Milagre do Sol, em Fátima, no dia 13 de Outubro de 1917


Devido ao fato de os pastorinhos terem revelado que a Virgem Maria iria fazer um milagre neste dia para que todos acreditassem, estavam presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas, segundo os relatos da época. Chovia com abundância e a multidão aguardava as três crianças nos terrenos enlameados da serra. Lúcia assim descreve estes acontecimentos na Memória IV: "Saímos de casa bastante cedo, contando com as demoras do caminho. O povo era em massa. A chuva, torrencial. Minha mãe, temendo que fosse aquele o último dia da minha vida, com o coração retalhado pela incerteza do que iria acontecer, quis acompanhar-me. Pelo caminho, as cenas do mês passado, mais numerosas e comovedoras. Nem a lamaceira dos caminhos impedia essa gente de se ajoelhar na atitude mais humilde e suplicante. Chegados à Cova de Iria, junto da carrasqueira, levada por um movimento interior, pedi ao povo que fechasse os guarda-chuvas para rezarmos o terço. Pouco depois, vimos o reflexo da luz e, em seguida, Nossa Senhora sobre a carrasqueira.

Lúcia: - Que é que Vossemecê me quer?
Nossa Senhora: – Quero dizer-te que façam aqui uma capela em Minha honra, que sou a Senhora do Rosário, que continuem sempre a rezar o terço todos os dias. A guerra vai acabar e os militares voltarão em breve para suas casas.
- Eu tinha muitas coisas para Lhe pedir: se curava uns doentes e se convertia uns pecadores, etc.
- Uns, sim; outros, não. É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados. E tomando um aspecto mais triste: – Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido. E abrindo as mãos, fê-las refletir no sol. E enquanto que se elevava, continuava o reflexo da Sua própria luz a projetar no sol."


Foto tirada na Cova da Iria e publicada num jornal

português em 29 de Outubro de 1917.


Neste momento, Lúcia diz para a multidão olhar para o sol, levada por um movimento interior que a isso a impeliu. "Desaparecida Nossa Senhora, na imensa distância do firmamento, vimos, ao lado do sol, S. José com o Menino e Nossa Senhora vestida de branco, com um manto azul." Era a Sagrada Família. "S. José com o Menino pareciam abençoar o Mundo com uns gestos que faziam com a mão em forma de cruz. Pouco depois, desvanecida esta aparição, vi Nosso Senhor acabrunhado de dor a caminho do Calvário e Nossa Senhora que me dava a idéia de ser Nossa Senhora das Dores." Lúcia via apenas a parte superior do corpo de Nosso Senhor e Nossa Senhora não tinha a espada no peito. "Nosso Senhor parecia abençoar o Mundo da mesma forma que S. José. Desvaneceu-se esta aparição e pareceu-me ver ainda Nossa Senhora, em forma semelhante a Nossa Senhora do Carmo, com o Menino Jesus ao colo."


Enquanto os três pastorinhos eram agraciados com estas visões (apenas Lúcia viu os três quadros, Jacinta e Francisco viram somente o primeiro), a maior parte da multidão presente observou o chamado O Milagre do Sol. A chuva que caía cessou, as nuvens entreabriram-se deixando ver o Sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, podia fitar-se sem dificuldade sem cegar. A imensa bola começou a girar vertiginosamente sobre si mesma como uma roda de fogo. Depois, os seus bordos tornaram-se escarlates e deslizou no céu, como um redemoinho, espargindo chamas vermelhas de fogo. Essa luz refletia-se no solo, nas árvores, nas próprias faces das pessoas e nas roupas, tomando tonalidades brilhantes e diferentes cores. Animado três vezes por um movimento louco, o globo de fogo pareceu tremer, sacudir-se e precipitar-se em ziguezague sobre a multidão aterrorizada. Tudo durou uns dez minutos. Finalmente, o sol voltou em ziguezague para o seu lugar e ficou novamente tranquilo e brilhante. Muitas pessoas notaram que as suas roupas, ensopadas pela chuva, tinham secado subitamente. Tal fenômeno foi testemunhado por milhares de pessoas, até mesmo por outras que estavam a quilômetros do lugar das aparições. O relato foi publicado na imprensa por diversos jornalistas que ali se deslocaram e que foram também eles, testemunhas do milagre.
O ciclo das aparições em Fátima tinha terminado.[12]

Aparições particulares a Jacinta
Jacinta Marto, em 1917.

* Jacinta vê o Santo Padre - Lúcia assim relata na sua Terceira Memória: "Um dia, fomos passar as horas da sesta para junto do poço de meus pais. A Jacinta sentou-se nas lajes do poço; o Francisco, comigo, foi procurar o mel silvestre nas silvas dum silvado duma ribanceira que aí havia. Passado um pouco de tempo, a Jacinta chama por mim: – Não viste o Santo Padre? – Não! – Não sei como foi! Eu vi o Santo Padre em uma casa muito grande, de joelhos, diante de uma mesa, com as mãos na cara, a chorar. Fora da casa estava muita gente e uns atiravam-Ihe pedras, outros rogavam-lhe pragas e diziam-lhe muitas palavras feias. Coitadinho do Santo Padre! Temos que pedir muito por Ele. Em outra ocasião, fomos para a Lapa do Cabeço. Chegados aí, prostrámo-nos por terra, a rezar as orações do Anjo. Passado algum tempo, a Jacinta ergue-se e chama por mim: – Não vês tanta estrada, tantos caminhos e campos cheios de gente, a chorar com fome, e não tem nada para comer? E o Santo Padre em uma Igreja, diante do Imaculado Coração de Maria, a rezar? E tanta gente a rezar com Ele?
* Visões da guerra - "Um dia fui a sua casa, para estar um pouco com ela. Encontrei-a sentada na cama, muito pensativa. – Jacinta, que estás a pensar? – Na guerra que há-de vir. Há-de morrer tanta gente! E vai quase toda para o inferno! Hão-de ser arrasadas muitas casas e mortos muitos Padres (tratava-se da Segunda Guerra Mundial). Olha: eu vou para o Céu. E tu, quando vires, de noite, essa luz que aquela Senhora disse que vem antes, foge para lá também! – Não vês que para o Céu não se pode fugir? – É verdade! Não podes. Mas não tenhas medo! Eu, no Céu, hei-de pedir muito por ti, por o Santo Padre, por Portugal, para que a guerra não venha para cá, e por todos os Sacerdotes.
* Visitas de Nossa Senhora - A 23 de Dezembro de 1918, Francisco e Jacinta adoeceram ao mesmo tempo. Indo visitá-los, Lúcia encontrou Jacinta no auge da alegria. Na sua Primeira Memória, Lúcia conta: "Um dia mandou-me chamar: que fosse junto dela depressa. Lá fui, correndo. – Nossa Senhora veio-nos ver e diz que vem buscar o Francisco muito breve para o Céu. E a mim perguntou-me se queria ainda converter mais pecadores. Disse-Lhe que sim. Disse-me que ia para um hospital, que lá sofreria muito; que sofresse pela conversão dos pecadores, em reparação dos pecados contra o Imaculado Coração de Maria e por amor de Jesus. Perguntei se tu ias comigo. Disse que não. Isto é o que me custa mais. Disse que ia minha mãe levar-me e, depois, fico lá sozinha! Em fins de Dezembro de 1919, de novo a Santíssima Virgem se dignou visitar a Jacinta, para Ihe anunciar novas cruzes e sacrifícios. Deu-me a notícia e dizia-me: – Disse-me que vou para Lisboa, para outro hospital; que não te torno a ver, nem os meus pais; que, depois de sofrer muito, morro sozinha, mas que não tenha medo; que me vai lá Ela buscar para o Céu. Durante a sua permanência de 18 dias no hospital em Lisboa, Jacinta foi favorecida com novas visitas de Nossa Senhora, que lhe anunciou o dia e a hora em que haveria de morrer. Quatro dias antes de a levar para o Céu, a Santíssima Virgem tirou-lhe todas as dôres. Nas vésperas da sua morte, alguém lhe perguntou se queria ver a mãe, ao que ela respondeu: - A minha família durará pouco tempo e em breve se encontrarão no Céu… Nossa Senhora aparecerá outra vez, mas não a mim, porque com certeza morro, como Ela me disse".[13]

Aparições particulares a Lúcia


* 10 de Dezembro de 1925 - Encontrando-se Lúcia na sua cela, na Casa das Religiosas Doroteias em Pontevedra, apareceu-lhe a SS. Virgem e, ao lado, suspenso em uma nuvem luminosa, um Menino. A SS. Virgem, pondo-lhe no ombro a mão e mostrando, ao mesmo tempo, um coração que tinha na outra mão, cercado de espinhos. Ao mesmo tempo, disse o Menino: – Tem pena do Coração de tua SS. Mãe que está coberto de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Lhe cravam sem haver quem faça um acto de reparação para os tirar. Em seguida, disse a SS. Virgem: – Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam, com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar e diz que todos aqueles que durante 5 meses, ao 1.° sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e Me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do Rosário, com o fim de Me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas.
* 15 de Fevereiro de 1926 - Neste dia encontrava-se Lúcia no pátio que dá para a rua da mesma Casa das Religiosas Doroteias. Apareceu-lhe, de novo, o Menino Jesus. Perguntou se já tinha espalhado a devoção a Sua SS. Mãe. A vidente expôs-Lhe as dificuldades apresentadas pelo seu confessor e que a Madre Superiora estava pronta a propagá-la, mas que o confessor tinha dito que ela, só, nada podia. Jesus respondeu: – É verdade que a tua Superiora, só nada pode; mas, com a Minha graça, pode tudo. Lúcia apresentou a Jesus a dificuldade que tinham algumas pessoas em se confessar ao sábado e pediu para ser válida a confissão de oito dias. Jesus respondeu: – Sim, pode ser de muitos mais ainda, contanto que, quando Me receberem, estejam em graça e que tenham a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria. Ela perguntou: – Meu Jesus, as que se esquecerem de formar essa intenção?. Jesus respondeu: – Podem formá-la na outra confissão seguinte, aproveitando a primeira ocasião que tiverem de se confessar.
* 13 de Junho de 1929 - Lúcia assim relata esta aparição: "Eu tinha pedido e obtido licença das minhas superioras e confessor para fazer a Hora-Santa das 11 à meia-noite, de quintas para sextas-feiras. Estando uma noite só, ajoelhei-me entre a balaustrada, no meio da capela, a rezar, prostrada, as Orações do Anjo. Sentindo-me cansada, ergui-me e continuei a rezá-las com os braços em cruz. A única luz era a da lâmpada. De repente iluminou-se toda a Capela com uma luz sobrenatural e sobre o Altar apareceu uma Cruz de luz que chegava até ao tecto. Em uma luz mais clara via-se, na parte superior da cruz, uma face de homem com corpo até à cinta, sobre o peito uma pomba também de luz e, pregado na cruz, o corpo de outro homem. Um pouco abaixo da cinta, suspenso no ar, via-se um cálix e uma hóstia grande, sobre a qual caíam algumas gotas de sangue que corriam pelas faces do Crucificado e duma ferida do peito. Escorregando pela Hóstia, essas gotas caíam dentro do Cálix. Sob o braço direito da cruz estava Nossa Senhora (era Nossa Senhora de Fátima com o Seu Imaculado Coração na mão esquerda, sem espada nem rosas, mas com uma Coroa de espinhos e chamas). Sob o braço esquerdo, umas letras grandes, como se fossem de água cristalina que corresse para cima do Altar, formavam estas palavras: «Graça e Misericórdia». Compreendi que me era mostrado o mistério da Santíssima Trindade e recebi luzes sobre este mistério que não me é permitido revelar. Depois Nossa Senhora disse-me: – É chegado o momento em que Deus pede para o Santo Padre fazer, em união com todos os Bispos do Mundo, a Consagração da Rússia ao Meu Imaculado Coração, prometendo salvá-la por este meio. São tantas as almas que a justiça de Deus condena por pecados contra Mim cometidos que venho pedir reparação: sacrifica-te por esta intenção e ora. Dei conta disto ao confessor que me mandou escrever o que Nossa Senhora queria se fizesse. Mais tarde, por meio duma comunicação íntima, Nossa Senhora disse-me, queixando-se: – Não quiseram atender ao Meu pedido!… Como o rei de França, arrepender-se-ão e fá-la-ão, mas será tarde. A Rússia terá já espalhado os seus erros pelo mundo, provocando guerras, perseguições à igreja: O Santo Padre terá muito que sofrer.

Eventos históricos

Apresenta-se a seguir uma cronologia de alguns eventos históricos relacionados com a mensagem e as aparições de Fátima:

* 28 de Março de 1907 - Nasce Lúcia de Jesus dos Santos, em Aljustrel, Fátima.
* 11 de Junho de 1908 - Nasce Francisco de Jesus Marto, em Aljustrel, Fátima.
* 11 de Março de 1910 - Nasce Jacinta de Jesus Marto, em Aljustrel, Fátima.
* 28 de Julho de 1914 - Início da Primeira guerra mundial.
* 23 de Fevereiro de 1917- A Revolução Russa tem início. O Czar é deposto e um Governo Provisório é implantado. A 25 de Outubro bolcheviques, liderados por Vladimir Lenin, assumem o poder.
* 11 de Novembro de 1918 - Fim da Primeira guerra mundial.
* 23 de Dezembro de 1918 - Francisco e Jacinta Marto adoecem, vítimas de pneumónica.
* 4 de Abril de 1919 - Morre Francisco Marto, na casa da sua familia, em Aljustrel. É sepultado no cemitério de Fátima.
* 28 de Abril de 1919 - Início da construção da Capelinha das Aparições.
* 21 de Janeiro de 1920 - Jacinta Marto é levada para Lisboa, onde fica internada no Orfanato de Nossa Senhora dos Milagres, na Rua da Estrela, nº17. No dia 2 de Fevereiro de 1920 muda para o Hospital de Dona Estefânia.
* 20 de Fevereiro de 1920 - Morre Jacinta Marto, no Hospital de Dona Estefânia, em Lisboa. É sepultada no cemitério de Vila Nova de Ourém, no jazigo da família do Barão de Alvaiázere.
* 17 de Junho de 1921 - Lúcia dá entrada como aluna interna, no colégio das Irmãs Doroteias em Vilar, Porto.
* 13 de Outubro de 1921 - É permitida a celebração da Missa, pela primeira vez, junto à Capelinha das Aparições.
* 6 de Março de 1922 - A Capelinha das Aparições é parcialmente destruída por uma bomba, sendo restaurada um ano depois.
* 3 de Maio de 1922 - Provisão do Bispo de Leiria manda instaurar o processo canónico sobre os acontecimentos de Fátima.
* 25 de Outubro de 1925 - Lúcia viaja para Espanha e é admitida como postulante de noviciado no Convento das Doroteias, em Tui.
* 10 de Dezembro de 1925 - Nossa Senhora pede a Lúcia, numa visão em Tui, a divulgação da prática e da comunhão reparadora nos primeiros sábados.
* 15 de Fevereiro de 1926 - Lúcia tem uma visão de Jesus onde Ele lhe pergunta se tem espalhado a devoção dos primeiros sábados.
* 26 de Junho de 1927 - O Bispo de Leiria preside, pela primeira vez, uma cerimónia oficial na Cova da Iria.
* 13 de Maio de 1928 - Lançamento da primeira pedra para a construção da Basílica.
* 13 de Junho de 1929 - Nossa Senhora pede a Lúcia, noutra visão em Tui, a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração.
* 13 de Outubro de 1930 - O bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, torna público, oficialmente, que as aparições de Fátima são dignas de crédito pela Igreja Católica.
* 13 de Maio de 1931 - Primeira Consagração de Portugal ao Imaculado Coração de Maria, feita pelo Episcopado Português, no seguimento da Mensagem de Fátima.
* 12 de Setembro de 1935 - Os restos mortais de Jacinta Marto são trasladados para o cemitério de Fátima, data em que a urna foi aberta e revelado o seu corpo incorrupto.
* 25 de Janeiro de 1938 - Extraordinária aurora boreal, registada por astrónomos na noite de 25 para 26 de Janeiro. (Lúcia sempre insistiu que este seria o sinal de Deus para o começo da guerra, conforme Nossa Senhora havia comunicado aos pastorinhos na terceira aparição.)
* 12 de Março de 1938 - Tropas nazistas marcham até Austria para anexá-la à Alemanha do Terceiro Reich. (Segundo o testemunho da Irmã Lúcia (carta de 8 de Novembro de 1989 para o Santo Padre), este acontecimento teria sido o verdadeiro início da Segunda guerra mundial, ocorrendo durante o pontificado do Papa Pio Xl (1922-1939), confirmando assim a mensagem de Nossa Senhora de 13 de Julho de 1917.)
* 13 de Maio de 1942 - Grande peregrinação comemora o 25º aniversário das Aparições.
* 31 de Outubro de 1942 - Por ocasião do encerramento do ano jubilar das aparições, o Papa Pio XII através de uma mensagem rádio a Portugal, consagra a Igreja e o género humano ao Imaculado Coração de Maria.
* 15 de Agosto de 1945 - Fim da Segunda guerra mundial.
* 13 de Maio de 1946 - O Cardeal Bento Aloisi Masella, legado pontifício, coroa solenemente a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
* 20 de Maio de 1946 - A vidente Lúcia faz em Fátima, a identificação dos lugares históricos das aparições.
* 25 de Março de 1948 - Lúcia retorna a Portugal para ingressar no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, com o nome de Irmã Maria Lúcia do Coração Imaculado.
* 1 de Maio de 1951 - Os restos mortais de Jacinta são trasladados para a Basílica de Fátima.
* 13 de Março de 1952 - Os restos mortais de Francisco são trasladados para a Basílica de Fátima. É sepultado junto de sua irmã Jacinta.
* 7 de Julho de 1952 - O Papa Pio XII, por meio de uma Carta Apostólica, consagra os povos da Rússia ao Puríssimo Coração de Maria.
* 13 de Agosto de 1961 - Inicia-se a construção do Muro de Berlim.
* 21 de Novembro de 1964 - O Papa Paulo VI, ao encerrar a III Sessão do Concílio Vaticano II, confia o género humano ao Imaculado Coração de Maria e proclama Nossa Senhora Matter Ecclesiae. Concede a "Rosa de Ouro" ao Santuário de Fátima que é entregue a 13 de Maio do ano seguinte pelo Cardeal Fernando Cento, legado Pontifício.
* 13 de Maio de 1967 - O Papa Paulo VI desloca-se a Fátima, no cinquentenário da 1ª Aparição de Nossa Senhora, para pedir a paz no mundo e a unidade da Igreja.
* 13 de Maio de 1977 - A Peregrinação do 60º aniversário da 1ª Aparição é presidida pelo Cardeal Humberto Medeiros, Arcebispo de Boston, legado Pontifício.
* 13 de Maio de 1981 - O Papa João Paulo II sofre um atentado na Praça de São Pedro, no Vaticano.
* 13 de Maio de 1982 - O Papa João Paulo II visita pela primeira vez o Santuário de Nossa Senhora de Fátima para agradecer à Virgem ter escapado com vida do atentado que havia sofrido um ano antes. O Santo Padre ofereceu uma das balas que o atingiu ao Santuário. Essa bala foi posteriormente colocada na coroa da Virgem, onde permanece até hoje. De joelhos, consagra a Igreja, os Homens e os Povos, com menção velada da Rússia, ao Imaculado Coração de Maria.
* 25 de Março de 1984 - O Papa João Paulo II, em união com os Bispos do mundo inteiro, faz na Praça de S. Pedro, no Vaticano, a Consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, diante da imagem da Virgem de Fátima, que propositadamente viajou desde a Capelinha das Aparições. (Mais tarde, a Irmã Lúcia confirma que este acto solene e universal de consagração, feito nessa data, corresponderia ao que Nossa Senhora queria (carta de 8 de Novembro de 1989 para o Santo Padre)).
* 13 de Maio de 1989 - O Papa João Paulo II publica o decreto que proclama a heroicidade das virtudes dos videntes Francisco e Jacinta Marto.
* 9 de Novembro de 1989 - Cai o Muro de Berlim, acto inicial da reunificação das duas Alemanhas, (RFA e RDA), acabando também com a Cortina de Ferro. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. (Um pedaço do Muro foi oferecido mais tarde ao Santuário de Fátima onde se encontra exposto.)
* 13 de Maio de 1991 - O Papa João Paulo II visita Fátima pela segunda vez, no 10º aniversário do seu atentado na Praça de S. Pedro. Novamente, faz a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.
* 25 de Dezembro de 1991 - Gorbachev anuncia o fim da URSS, renunciando ao cargo de Presidente Executivo da União Soviética. Mais tarde muitas igrejas foram devolvidas aos ortodoxos, incluindo o Mosteiro de São Daniel, onde está hoje a sede do patriarcado da Igreja Ortodoxa russa. Actualmente, a Federação da Rússia permite a multiconfessão religiosa.
* 13 de Maio de 2000 - O Papa João Paulo II visita Fátima pela última vez para a beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Aí se encontra pela última vez com a Irmã Lúcia. O Cardeal Ângelo Sodano, no final da solene Concelebração Eucarística presidida por João Paulo II, anuncia o Terceiro Segredo de Fátima.
* 13 de Fevereiro de 2005 - Morre no Carmelo de Coimbra a Irmã Lúcia do Coração Imaculado, da Ordem das Carmelitas Descalças.
* 2 de Abril de 2005 - Morre João Paulo II.
* 13 de Maio de 2005 - O Papa Bento XVI faz uma exceção à regra do Código de Direito Canónico e dá instruções para o início do processo de beatificação de João Paulo II.
* 19 de Fevereiro de 2006 - Os restos mortais de Lúcia são trasladados para a Basílica de Fátima onde é sepultada junto dos seus primos, Francisco e Jacinta.
* 14 de Fevereiro de 2008 - O Cardeal José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, por ocasião do aniversário da morte de Lúcia, torna público em Coimbra que o Papa Bento XVI autorizou, excepcionando as normas do Direito Canônico, o início da fase diocesana da causa da sua beatificação, transcorridos apenas três anos da sua morte.
* 13 de Outubro de 2008 - Celebrando o 90.º aniversário das Aparições, é inaugurada a Igreja da Santíssima Trindade pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, assistindo ao acto o Presidente da República, Cavaco Silva e o Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

Notas e referências

1. ↑ António Augusto Borelli Machado, As aparições e a mensagem de Fátima nos manuscritos da Irmã Lúcia, 23ª edição, Maio de 1998, Depósito Legal nº123 914, ISBN 972-95919-0-3 (página 35)
2. ↑ Idem (página 25)
3. ↑ Idem (páginas 29 e 33)
4. ↑ Idem (páginas 29 a 30)
5. ↑ Idem (página 31 a 33)
6. ↑ Idem (páginas 35 a 38)
7. ↑ Idem (páginas 38 a 40)
8. ↑ Idem (páginas 42 a 46)
9. ↑ O Terceiro Segredo e sua interpretação firmada pelo Vaticano
10. ↑ António Augusto Borelli Machado, As aparições e a mensagem de Fátima nos manuscritos da Irmã Lúcia, 23ª edição, Maio de 1998, Depósito Legal nº123 914, ISBN 972-95919-0-3 (páginas 49-50)
11. ↑ Idem (páginas 52 a 53)
12. ↑ Idem (páginas 53 a 55)
13. ↑ Idem (páginas 59 a 66)

* Memórias e cartas da Irmã Lúcia - Introdução e notas pelo Padre Dr. António Maria Martins, S.J. Composição e impressão de Simão Guimarães, Filhos, Lda. Depositários L.E.- Porto, Portugal, 1973.
* Era uma Senhora mais brilhante que o Sol - Padre João M. de Marchi, I.M.C.. Seminário das missões de Nª Srª de Fátima, Cova da Iria, Portugal, 3ª edição, 1948.
* Nossa Senhora de Fátima - William Thomas Walsh. Edições Melhoramentos, São Paulo, 2ª edição, 1949.
* Nossa Senhora de Fátima - Padre Luis Gonzaga Ayres da Fonseca, S.J.. Editora Vozes, Petrópolis, Brasil, 5ª edição, 1954.
* História das Aparições - Cónego José Galamba de Oliveira. Ocidental Editora, Porto, Portugal, 1954, in Fátima, altar do mundo Vol. II, pp. 21-160
* A consagração pela Igreja do culto de Nossa Senhora de Fátima - D. Frei Francisco Rendeiro, O.P.. Ocidental Editora, Porto, Portugal, 1954, in Fátima, altar do mundo Vol. II, pp. 163-198.
* As grandes jornadas de Fátima - Padre Moreira das Neves. Ocidental Editora, Porto, Portugal, 1954, in Fátima, altar do mundo Vol. II, pp. 205-303.
* Meditações dos primeiros Sábados - Padre António de Almeida Fazenda, S.J.. Mensageiro do Coração de Jesus, Braga, Portugal, 2ª edição, 1953.
* Fátima, onde o céu tocou a terra - Padre Luiz Gonzaga Mariz, S.J.. Editora Mensageiro da Fé, Lda., Salvador, Brasil, 2ª edição, 1954.
* Síntese crítica de Fátima-Incidências e repercussões - Cónego Sebastião Martins dos Reis. Edição do Autor, Évora, Portugal, 1967.
* A vidente de Fátima dialoga e responde pelas Aparições - Cónego Sebastião Martins dos Reis. Tipografia Editorial Franciscana, Braga, Portugal, 1970.
* Memórias - Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, 13ª edição, Secretariado dos Pastorinhos, Outubro de 2007 - ISBN 978 972 8524 18 0.

Para a devoção dos Primeiros Sábados

Últimos momentos da Irmã Lúcia (de Fátima) narrados por sua superiora do Carmelo

Irmã Maria Celina de Jesus Crucificado, do convento de Coimbra

COIMBRA/ROMA, segunda-feira, 24 de setembro de 2007 (ZENIT.org).- No Carmelo de Coimbra (Portugal), a Irmã Lúcia sempre ocupou a mesma cela, e «desde lá voltou ao céu», escreveu em sua memória sua superiora, Irmã Maria Celina de Jesus Crucificado.

Na sexta-feira passada, em Roma, os numerosos convidados à apresentação do livro «L’última veggente di Fátima – I miei colloqui com Suor Lucia» («A última vidente de Fátima – Minhas conversas com a Irmã Lúcia») – do cardeal Tarcisio Bertone, com o jornalista Giuseppe De Carli; editado por RAI Eri – Rizzoli – puderam presenciar, em exclusivo, a projeção de uma vídeoreportagem sobre o convento de Coimbra onde a religiosa morou.

Ela ingressou nele em 1941. Desde 1950 passou a fazer parte estavelmente da comunidade, tendo feito sua profissão em 13 de maio do ano anterior. Tomou o nome de Irmã Maria de Jesus e do Coração Imaculado. Na clausura, ela teve diferentes tarefas.

Realizada por Elena Balestri e De Carli, a reportagem televisiva vai mostrando os cenários que tantas vezes os olhos da vidente de Fátima percorreram, e relata que amava rezar o rosário, e que trabalhou até que os dedos, deformados pela artrose, já não lhe permitiram mais.

Para milhões de devotos de Fátima, os lugares onde a Irmã Lúcia passou quase 57 anos «são misteriosos; na televisão – comentam os realizadores – vimos a vidente de Fátima por ocasião das peregrinações dos Papas Paulo VI e João Paulo II, e sua última aparição é de outubro de 2000, enquanto rezava desde o coro do convento uma dezena do terço em conexão com a Praça de São Pedro».

Daí o caráter certamente excepcional da filmagem que, em julho passado, «graças à Santa Sé, uma equipe realizou no convento de Coimbra», observam.

O convento, o claustro, o jardim, a imagem da Virgem a cujos pés se sentava, um passeio ao qual se assoma a cela da Irmã Lúcia. O espectador pode contemplar estes lugares. A comunidade religiosa decidiu deixar a cela da Irmã Lúcia aberta, como se estivesse presente. Na porta fica a inscrição: «Coração Imaculado de Maria. Meu Coração Imaculado será teu refúgio».

No interior do quarto se conserva o leito onde ela morreu, com uma fotografia que a mostra abraçada à superiora. Sustenta em sua mão a mensagem de João Paulo II, de consolo e de proximidade espiritual em sua enfermidade; também se vê um cordeirinho de pelúcia, presente de um sacerdote italiano.

Completam a cela imagens dos três pastorinhos e da Virgem, a cadeira de rodas, um simplíssimo escritório com os dicionários que consultava diariamente enquanto escrevia, um rosário, um alto-falante, graças ao qual acompanhava a missa e os momentos de oração comunitária.

Superiora de Irmã Lúcia durante seis anos – a última por ordem de tempo –, a Irmã Maria Celina recebeu a equipe televisiva, junto à Irmã Maria do Carmo, irmã de comunidade da vidente de Fátima durante 52 anos. De fato, esta acompanhou a Irmã Lúcia a Fátima em 13 de fevereiro de 2000, por ocasião da beatificação de seus primos Jacinta e Francisco, uma celebração que João Paulo II presidiu.

Das conversas com as duas religiosas anfitriãs se desprende, na reportagem, a vida de recolhimento da Irmã Lúcia, de solidão e silêncio, afastada da curiosidade das pessoas: «no exterior, como todas, no interior como nenhuma».

«Quando ingressei, demorei oito dias em reconhecer a Irmã Lúcia» – recorda a Irmã Maria do Carmo. «Uma irmã me disse: ‘Madre, a senhora quer que eu lhe leve um pedaço de pão para comer à noite?’. E eu pensei que, com certeza, não podia ser ela. No entanto, era ela mesma.»

Os realizadores da reportagem recordam que um dos últimos pensamentos da Irmã Lúcia foi para o Santo Padre, que em Roma estava internado na Policlínica Gemelli; a vidente ofereceu seus sofrimentos por ele.

Oferecemos a tradução do diálogo mantido na reportagem com a superiora da irmã Lúcia.

–A Irmã Lúcia viu Nossa Senhora mais vezes?

–Irmã Maria Celina: Ela não falava facilmente disso. Nos últimos anos, no entanto, relatava a extraordinária experiência de 1917. Mas não dizia «eu», mas «os pastorinhos»: referia-se sempre a eles. A imagem de Nossa Senhora não era como ela a desejava. Às vezes lhe parecia feia, não correspondia à precisão de sua lembrança, não era a que o artista havia feito a partir de sua descrição. É um pouco o que ocorreu a Santa Bernadette.

–E a quem falava de um quarto segredo, de um segredo não revelado, o que a Irmã Lúcia respondia?

–Irmã Maria Celina: Que nunca estão satisfeitos; que cumpram o que a Virgem pediu, que é o mais importante. Quando alguém observava: «Irmã Lúcia, dizem que existe outro segredo...», ela olhava ironicamente. «Se existe – rebatia – que me contem. Eu não conheço outros.»

–Como era a Irmã Lúcia como religiosa?

–Irmã Maria Celina: Era uma pessoa que emanava alegria. Vivi com ela 28 anos e notei que era uma pessoa que quanto mais avançava em idade, mais reencontrava uma infância evangélica. Parecia de novo a menina que na gruta de Iria havia tido as aparições. Quanto mais pesado se tornava o corpo, mais leve se tornava o espírito.

–Ela foi se apagando pouco a pouco, quase docemente?

–Irmã Maria Celina: Quando ela precisou de ajuda, pusemos sua cama no centro da cela e todas nós ao redor, junto ao bispo de Leiria-Fátima. Eu estava de joelhos junto a ela. A Irmã Lúcia olhou a todas e me olhou por último. Foi um olhar longo, mas havia em seus olhos uma luz profunda que levo em minha alma.

–Você ainda a sente próxima?

–Irmã Maria Celina: Rezo a ela sempre e sei que ela intercede por nós. Há coisas que não precisam de palavras: basta um gesto, um pensamento. Antes, a Irmã Lúcia tinha problemas auditivos. Agora já não. Agora entende tudo, até sem palavras.

© Innovative Media, Inc.